Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32939
Tipo: Dissertação
Título: Inovação na experiência de aprendizagem em ciência dos dados : implementação a partir da teoria da aprendizagem significativa
Autor(es): Silva, Getulio Alves da
Primeiro Orientador: Brennand, Edna Gusmão de Goes
Resumo: Trata-se de um Projeto Técnico Aplicado cuja pesquisa teve como objetivou investigar como pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Aprendizagem Significativa podem contribuir na construção de cursos online para serem usados na formação continuada de profissionais na área de ciência dos dados. Os novos ciclos de inovação da sociedade 4.0 em suas características principais incluem o uso intensivo de tecnologias digitais tais como inteligência artificial, robótica, internet das coisas, veículos autônomos, bio e nanotecnologia, impressão 3-D, ciência material, computação quântica e armazenagem de energia exigindo novas abordagens na aprendizagem profissional. A pesquisa tem início com um diagnóstico do problema e uma exploração conceitual adequada à análise dos dados do relatório que envolveu empresas do segmento logístico e cargas do estado da Paraíba. O estudo da Teoria da Aprendizagem Significativa foi aplicado à reestruturação de cursos que envolvem desenvolvimento de pessoas, sobretudo na área de ciência dos Dados. Esta abordagem teórica permitiu a concepção de um framework para planejamento da experiência de aprendizagem significativa. O modelo conceitual partiu de pressupostos da aprendizagem significativa e de heurísticas de usabilidade pedagógica para concepção de materiais e avaliação de aprendizagem com base de problemas. Através da estruturação do framework foi possível conceber um protótipo para proposição de uma experiência de aprendizagem em dois cursos: Inteligência de Dados para a Gestão e Análise de Dados com Power BI. Os dois cursos foram reescritos através de uma ferramenta de edição gráfica chamada Figma, que possibilitou aplicação dos pressupostos TAS, aplicação das heurísticas de usabilidade, navegação por meio hiperlinks, facilidade de uso e coleta de feedbacks. A concepção do framework possibilitou inovar no planejamento de experiências de aprendizagem que tenham por objetivos criar materiais para desenvolvimento de competências para a sociedade 4.0.
Abstract: This is an Applied Technical Project whose aim is to investigate theoretical and methodological assumptions for the construction of online courses to be taught in the continuing education of professionals in the logistics sector. The new innovation cycles of society 4.0 includes the intensive use of digital technologies such as artificial intelligence, robotics, the internet of things, autonomous vehicles, bio and nanotechnology, 3-D printing, material science, quantum computing and energy storage, requiring new approaches to professional learning. The research begins with a diagnosis of the problem and a conceptual exploration suitable for analyzing the data in the report which involved companies in the logistics and cargo segment in the state of Paraiba. The study of Significant Learning Theory was applied to the restructuring of courses involving people development, especially in the area of Data Science. This theoretical approach enabled the design of a framework for planning a meaningful learning experience. The conceptual model was based on the assumptions of meaningful learning and pedagogical usability heuristics for designing materials and evaluating problem-based learning. By structuring the framework, it was possible to design a prototype for proposing a learning experience in two courses: Data Intelligence for Management and Data Analysis with Power BI. The two courses were rewritten using a graphic editing tool called Figma, which made it possible to apply TAS assumptions, usability heuristics, hyperlinked navigation, ease of use and feedback collection. The design of the framework made it possible to innovate in the planning of learning experiences aimed at creating materials to develop skills for society 4.0.
Palavras-chave: Educação - Teoria da aprendizagem
Tecnologias digitais
Aprendizagem significativa
Heurísticas de usabilidade
Material didático - Cursos online
Digital technologies in society 4.0
Meaningful learning
Usability heuristics
Teaching material for online courses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32939
Data do documento: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GetúlioAlvesDaSilva_Dissert.pdf16,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons