Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3294
Tipo: TCC
Título: A avaliação matemática no sistema escolar público da cidade de Rio Tinto
Autor(es): Morais, Flávio Ricardo Souza de
Primeiro Orientador: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
Resumo: Nosso estudo teve por objetivo identificar quais as concepções dos professores de Matemática acerca de avaliação de aprendizagem matemática em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Rio Tinto, PB. Para isso, após apresentarmos um breve memorial do autor da pesquisa, apontamos as experiências de estágio supervisionado III e IV, que tiveram forte influência na perceptiva reflexiva sobre a temática que abordamos. A pesquisa efetivou uma revisão bibliográfica sobre as concepções de avaliação de aprendizagem escolar, com enfoque no ensino de Matemática, envolvendo os tipos de avaliação da aprendizagem escolar. Por conseguinte, verificamos quais as concepções de 13 professores de escolas públicas do município de Rio Tinto, PB, sobre o ensino de Matemática, conhecendo as formas/instrumentos de avaliação utilizadas por estes. Para desenvolvimento desses objetivos, nos lançamos a uma pesquisa, de cunho qualitativo, do tipo exploratório, quanto aos objetivos e do tipo pesquisa de campo, no que se refere aos métodos da pesquisa. Entre os autores que foram consultados, dialogamos com Antunes (2008), Dante (2010), Fischer (2008), Fossa (2001), Hoffmann (2009), Luckesi (2012), Mendes (2009), Perrenoud (1999), Teixeira (2012) e Rabelo (1998). Foi conclusivo que os professores de Matemática do município de Rio Tinto, durante o ano de 2016, em sua maior expressão, precisam ressignificar suas ideias quanto às novas perspectivas sobre avaliação em caráter educacional, precisando rever os pontos sobre suas concepções e práticas, estabelecendo novos instrumentos e critérios, à luz da literatura aqui destacada. Nesse quesito, nossa contribuição ao cenário científico foi retratar a realidade parcial do ensino no município de Rio Tinto, no ano de 2011, bem como a opinião dos docentes através dos questionários aplicados no ano de 2016. Outra contribuição nossa à comunidade científica foi de que fortalecemos os estudos e pesquisas que defendem um modelo alternativo da avaliação tradicional, para o ensino, tornando-se essa, um momento privilegiado da aprendizagem. Em termos de encaminhamentos para pesquisas futuras, poderíamos propor um estudo na perspectiva de conhecer o que os discentes do município da nossa pesquisa, pensam sobre a avaliação; bem como propor formações continuadas para compartilhar com os professores desta mesma região.
Abstract: Our study aimed to identify which the conceptions of Mathematics teachers about the evaluation of mathematical learning in public elementary and middle schools of the city of Rio Tinto, PB. For this, after presenting a brief memorial of the researcher, we pointed out the experiences of supervised stage III and IV, which had a strong influence on the reflexive perceptive about the thematic that we approached. The research carried out a bibliographical review on the conceptions of evaluation of school learning, focusing on the teaching of Mathematics; Involving types of evaluation of school learning. Therefore, we verify the conceptions of 13 teachers of public schools of the municipality of Rio Tinto, PB, on the teaching of Mathematics; Knowing the forms/instruments of evaluation used by them. In order to develop these objectives, we are launching a research, qualitative, of the exploratory type, regarding the objectives and the type of field research, regarding the research methods. Among the authors that were consulted, we spoke with Antunes (2008), Dante (2010), Fischer (2008), Fossa (2001), Hoffmann (2009), Luckesi (2012), Mendes (2009), Perrenoud (1999), Teixeira (2012) and Rabelo (1998). It was conclusive that the teachers of Mathematics of Rio Tinto, during the year 2016, in their greater expression, need to re-signify their ideas regarding the new perspectives on evaluation in educational character, needing to review the points about their conceptions and practices, establishing New instruments and criteria, in the light of the literature highlighted here. In this regard, our contribution to the scientific scenario was to portray the partial reality of teaching in the Rio Tinto in 2011, as well as the opinion of the teachers through the questionnaires applied in the Year of 2016. Another contribution of ours to the scientific community was that we strengthened the studies and researches that defend an alternative model of the traditional evaluation, for the teaching, becoming this, a privileged moment of the learning. In terms of referrals for future research, we could propose a study with the perspective of knowing what the students of the municipality of our research, think about the evaluation; As well as to offer continuing education to share with teachers from the same region.
Palavras-chave: Matemática - Ensino e Aprendizagem
Avaliação de aprendizagem
Educação - Rio Tinto
Evaluation of learning
Mathematics Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3294
Data do documento: 22-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRSM07122016.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons