Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32943
Tipo: | Dissertação |
Título: | A mulher no fim do mundo : identidade da mulher negra no discurso das biografias jornalísticas de Elza Soares |
Autor(es): | Silva, Jéssica Tamires Feijó da |
Primeiro Orientador: | Rabay, Glória |
Primeiro Coorientador: | Silva, Marluce Pereira da |
Resumo: | As biografias têm estreita relação com a história e a literatura, mas também representam um corpus cultural e mercado editorial que se fortaleceu com a adesão do jornalismo a essas produções, gerando reflexões a partir desse terceiro campo também. Nesse contexto, a dissertação analisa a prática discursiva nas biografias jornalísticas da cantora brasileira Elza Soares, a partir da seguinte questão norteadora: Como as duas biografias de Elza Soares (Louzeiro, 1997; Camargo, 2018) refletem a elaboração discursiva da identidade de raça e de gênero? Como método investigativo, propõe-se três níveis de observação, que vão da busca pela compreensão de contextos históricos e culturais do objeto até a interpretação de enunciados que permitam investigar a identidade da mulher negra enquanto regularidade discursiva (Foucault, 2008). Para este navegar, recorremos a reflexões multidisciplinares sobre narrativa (Martinez, 2016; Motta, 2022; Silva, 2005), identidade (Bauman, 2005; Hall, 2006; Woodward, 1997) e interseccionalidade (Hirata, 2014; Akotirene, 2018; Crenshaw, 2002), além dos olhares inovadores de Almeida (2020), Hooks (2019a; 2019b; 2020) e Kilomba (2019). Ao final da investigação, percebe-se que as narrativas biográficas demonstraram afastamentos em instrumentos do discurso, como as escolhas de abordagens em trajetos temáticos, o recurso das fontes e a interferência do biógrafo/autor, além das categorias da transparência e da extraordinariedade (Vilas-Boas, 2008). Já quanto a aproximações, ao contar a história de Elza Soares, as narrativas também demonstraram regularidades socialmente construídas sobre a identidade da mulher negra, implicada por um estrutura do patriarcado colonialista que tenta manter a/s mulher/es negra/s em identidades ligadas à ideia de outridade: o outro objeto sexual, o outro exótico, o outro subserviente, o outro a cuidar. Nesse sentido, a singularidade de Elza é exaltada a partir da transgressão a este imaginário construído historicamente, porém sempre ao custo da opressão como a culpa internalizada que exige uma compensação / remissão por quem a infringe. Apesar da objetificação / desumanização que a mulher negra precisa enfrentar, ela desenvolve seu próprio discurso a fim de ocupar o lugar de sujeito – aquele que desenvolve sua própria identidade. |
Abstract: | Biographies have a close relationship with history and literature, but they also represent a cultural corpus and an editorial market that has been strengthened by the inclusion of journalism in these productions, generating reflections from this third field as well. In this context, this dissertation analyzes the discursive practice in the journalistic biographies of Brazilian singer Elza Soares, based on the following guiding question: How do the two biographies of Elza Soares (Louzeiro, 1997; Camargo, 2018) reflect the discursive elaboration of race and gender identity? As an investigative method, three levels of observation are proposed, ranging from the search for an understanding of historical and cultural contexts of the object to the interpretation of statements that allow for the investigation of the black woman’s identity as a discursive regularity (Foucault, 2008). To navigate this, we resort to multidisciplinary reflections on narrative (Martinez, 2016; Motta, 2022; Silva, 2005), identity (Bauman, 2005; Hall, 2006; Woodward, 1997) and intersectionality (Hirata, 2014; Akotirene, 2018; Crenshaw, 2002), in addition to the innovative perspectives of Almeida (2020), Hooks (2019a; 2019b; 2020) and Kilomba (2019). At the end of the investigation, it is observed that the biographical narratives showed deviations in discourse instruments such as the choice of approaches in thematic trajectories, the use of sources, and the interference of the biographer/author, in addition to the categories of transparency and extraordinariness (Vilas-Boas, 2008). On the other hand, when approaching the story of Elza Soares, the narratives also demonstrated socially constructed regularities about the identity of the black woman, implicated by a structure of colonialist patriarchy that tries to keep black women in roles linked to the idea of otherness: the other sexual object, the other exotic, the other subservient, the other to care for. In this sense, Elza’s uniqueness is exalted by transgressing this historically constructed imaginary, but always at the cost of oppression such as internalized guilt that demands compensation/remission from those who infringe it. Despite the objectification/dehumanization that black women must confront, they develop their own discourse in order to occupy the position of a subject - the one who develops their own identity. |
Palavras-chave: | Biografia - Elza Soares Jornalismo biográfico Identidade de raça Mulher negra Biography Biographical journalism Identity Black woman |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Jornalismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32943 |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JessicaTamiresFeijoDaSilva_Dissert.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons