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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3295
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Bruno de Souza Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-12-19T16:55:30Z-
dc.date.available2016-12-09-
dc.date.available2017-12-19T16:55:30Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3295-
dc.description.abstractThe present work of course completion aims to conduct a study on the historical development of the Quadratic Equation. To reach our goal we bring as a methodology the bibliographical research, with a qualitative approach. Reflecting on the difficulties of algebra teaching, we seek to emphasize the teaching of Quadratic Equation through the methodological resource of the History of Mathematics. In order to arrive at the conclusion of our research, we divided the theoretical part of our work into two stages, namely, in the first one, we searched for theoretical references Such as Gutierre (2003), Miguel (2008), Dias (2009), Mizukami (1986), Mendes, (2009) working with Mathematics teaching using the History of Mathematics as a methodological resource as well as some official documents, Curriculum of Paraíba (PARAÍBA, 2010), PCN (BRAZIL, 1998), OCEM (BRAZIL, 2006) and produced one of our chapters. In a second step, we produced a chapter based on the theoretical reference on the historical Of the researchers Baumgart (1992), Boyer (2010), Pintombeira (2004), Dias (2009, p.38), Contador (2008), Gil (2001) and Eves (2004). In a second stage we produced a chapter based on the theoretical framework Equation, culminating in the production of four teaching activities that work with the History of Mathematics involving the Babylonian, Greek, Arab and Hindu civilizations. It may be a proposition for math teachers to approach this content in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-19T16:55:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) BSRF09122016.pdf: 826590 bytes, checksum: f4024851eceafbe1ae0351488ac23e3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T16:55:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) BSRF09122016.pdf: 826590 bytes, checksum: f4024851eceafbe1ae0351488ac23e3e (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEquações Quadráticaspt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectQuadratic Equationspt_BR
dc.titleMétodos utilizados ao longo da história para resolver equações quadráticas: para além da fórmula de bháskarapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Graciana Ferreira-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo realizar um estudo sobre o desenvolvimento histórico da Equação Quadrática. Para alcançar nosso objetivo trazemos como metodologia a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Refletindo sobre as dificuldades do ensino de álgebra, buscamos enfatizar o ensino de Equação Quadrática por meio do recurso metodológico da História da Matemática. Com isso, para chegarmos à conclusão de nossa pesquisa, dividimos a parte teórica do nosso trabalho em duas etapas, a saber, na primeira buscamos referenciais teóricos tais como Gutierre (2003), Miguel (2008), Dias (2009), Mizukami (1986), Mendes, (2009) que trabalham com o ensino de Matemática utilizando da História da Matemática como recurso metodológico como também alguns documentos oficiais, os Referenciais Curriculares da Paraíba (PARAÍBA, 2010), PCN (BRASIL, 1998), OCEM (BRASIL, 2006) e assim produzimos um de nossos capítulos. Numa segunda etapa produzimos um capítulo baseado no referencial teórico dos pesquisadores Baumgart (1992), Boyer (2010), Pintombeira (2004), Dias (2009, p.38), Contador (2008), Gil (2001) e Eves (2004) que traz o desenvolvimento histórico do conteúdo de Equação Quadrática. Concluímos que a pesquisa nos proporcionou uma melhor compreensão do conteúdo de Equação Quadrática, culminado com a produção de quatro atividades de ensino que trabalham com a História da Matemática envolvendo as civilizações Babilônica, Grega, Árabe e Hindu. Podendo ser uma um proposta para professores de matemática abordar esse conteúdo em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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