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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3302| Tipo: | TCC |
| Título: | A narrativa de iniciação em ―Her First Ball‖ e ―The Garden Party‖: um recorte comparativo |
| Autor(es): | PONTES, Brenda Maria Pereira de |
| Primeiro Orientador: | Nobre, Lucia Fátima Fernandes |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo traçar uma análise comparativa dos contos ―The Garden Party‖ e ―Her First Ball”, de Katherine Mansfield, sob o viés da narrativa de iniciação. A iniciação é a passagem de um estado a outro, de um grupo social a outro (adolescência à fase adulta), e é também o termo antropológico que dá origem ao estudo proposto por esta pesquisa. Nos dois contos, existem passagens de caráter iniciativo que, através de seus similares contextos, apresentam jovens protagonistas em face de situações desestabilizadoras que fazem com que elas atravessem um caminho de ignorância ao conhecimento, o que podem leva-las à maturidade. Para tratar da narrativa de iniciação, faz-se necessária a abordagem da iniciação do ponto de vista antropológico e, para isso, buscamos apoio nos estudos de Adriane Rodolpho (2004), Borres Guilouski e Diná Costa (2012), que explicam ritos, rituais e iniciação. Quanto ao viés norteador desta pesquisa, este foi consolidado pelos postulados de Mordecai Marcus (1960), que estudou a iniciação em contos, em meados do século passado. Por esta razão, Marcus é fundamental ao desenvolvimento teórico deste trabalho. Considerando os aspectos técnicos do gênero conto, pautamos nossas referências em Nádia Gotlib (1990) e Arnaldo Franco Jr. (2009). Junto à análise, chegamos à conclusão de que os contos estudados são diferentes manifestações da narrativa de iniciação, permeados por elementos e condições técnicas similares. |
| Abstract: | This monograph aims to draw a comparative analysis of the short-stories ―The Garden Party‖ and ―Her First Ball”, by Katherine Mansfield, under the light of initiation narratives. Initiation is the passage from one condition into another, from one social group to another (adolescence to adulthood), and it is also the anthropological term that originates the study proposed by this research. In both stories, there are passages of an initiation aspect that, through its similar contexts, present young protagonists facing struggling situations that make them cross a path from ignorance to knowledge, which can take them to maturity. In order to deal with the initiation story, it is necessary to approach initiation from the anthropological point of view, therefore, we relied on the studies by Adriane Rodolpho (2004), Borres Guilouski and Diná Costa (2012), who explain rites, rituals and initiation. As far as the theories on initiation narratives are concerned, this research rested on the postulates by Mordecai Marcus (1960), who studied initiation in short stories, in middle of the last century. Therefore, Marcus is fundamental for the theoretical development of this monograph. Considering the technical aspects of the short story as a genre, we searched for references in Nádia Gotlib (1990) and Arnaldo Franco Jr (2009). As for the analysis, we conclude that both stories at issue are different manifestations of initiation narratives, permeated by similar elements and technical conditions. |
| Palavras-chave: | Literatura. Narrativa. Iniciação. Mansfield. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3302 |
| Data do documento: | 14-Dez-2017 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
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