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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33048
Tipo: Dissertação
Título: Práticas editoriais do jornalismo digital: análise de conteúdos do Instagram do Jornal da Paraíba
Autor(es): Brito, Anderson da Silva
Primeiro Orientador: Serrano, Paulo Henrique Souto Maior
Resumo: Opresente trabalho propõe compreender as práticas editoriais do jornalismo digital a partir de uma análise de conteúdos do Instagram do Jornal da Paraíba. Para que esse processo seja compreendido, o estudo aborda a recorrência de temas encontrados em publicações, considerando a sua relação com as linhas editoriais expostas nos próprios conteúdos. A sua fundamentação é construída a partir de um percurso que inclui as culturas midiáticas e suas aplicações ao jornalismo digital. Além disso, o estudo se ancora sobre a teoria semiótica discursiva enquanto fundamentação e procedimentos metodológicos. Sua análise se estrutura em três etapas, sendo a primeira uma seleção e organização das legendas dos conteúdos, textos das imagens e dados algorítmicos. A segunda etapa dispõe da categorização desses dados a partir de isotopias temáticas, que são definidas a partir das figuras e temas dos conteúdos. A terceira etapa mensura os níveis de engajamento a partir das isotopias encontradas anteriormente, além da exposição dos conteúdos em nível comparativo entre isotopias temáticas e editorias de conteúdo do jornal. Percebe-se que a definição das isotopias temáticas colabora para uma organização estratégica dos conteúdos, verificando seus alinhamentos com as editorias já expostas pelo jornal nos seus meios de comunicação. Além disso, os dados de engajamento demonstram que existem variáveis consideráveis a depender da temática abordada, sazonalidade e frequência dos conteúdos disponibilizados no Instagram do Jornal da Paraíba. É possível também encontrar mais de uma isotopia temática por conteúdo, o que denota a existência de uma interligação entre editorias de conteúdo.
Abstract: This work proposes to understand the editorial practices of digital journalism based on an analysis of Instagram content from Jornal da Paraíba. In order for this process to be understood, the study addresses the recurrence of themes found in publications, considering their relationship with the editorial lines exposed in the contents themselves. Its foundation is built on a path that includes media cultures and their applications to digital journalism. Furthermore, the study is based on discursive semiotic theory as a foundation and methodological procedures. Its analysis is structured in three stages, the first being the selection and organization of content captions, image texts and algorithmic data. The second stage involves the categorization of these data based on thematic isotopes, which are defined based on the figures and themes of the content. The third stage measures engagement levels based on the isotopes found previously, in addition to the exposure of content at a comparative level between thematic isotopes and the newspaper's content editorials. It can be seen that the definition of thematic isotopes contributes to a strategic organization of content, verifying its alignment with the editorials already exposed by the newspaper in its media. Furthermore, the engagement data demonstrates that there are considerable variables depending on the topic covered, seasonality and frequency of content available on Jornal da Paraíba's Instagram. It is also possible to find more than one thematic isotopy per content, which denotes the existence of an interconnection between content editorials.
Palavras-chave: Jornalismo digital
Jornal da Paraíba - Práticas editoriais
Análise de conteúdo
Semiótica francesa
Digital journalism
Editorial practices
Content
French semiotic
Journal of Paraiba
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33048
Data do documento: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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