Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3308
Tipo: TCC
Título: Compreensão textual em língua inglesa e deficiência visual: buscando caminhos para uma aprendizagem significativa
Autor(es): Marinho, José Eric da Paixão
Primeiro Orientador: Maia., Angélica Araújo de Melo
Resumo: Após os avanços da legislação, das práticas pedagógicas e da pesquisa educacional que ocorreram nas últimas décadas, é inegável que a temática da educação inclusiva tem chamado a atenção de muitos professores e pesquisadores. No escopo dessa temática, algumas pesquisas têm sido dedicadas a investigar os processos pedagógicos para alunos com deficiência visual CERCHIARI, 2014) e destacado que se faz necessário aprender a conviver com e contribuir para o processo de ensino/aprendizagem desse público específico (DANTAS, 2014a; 2014b), nos mais variados campos disciplinares. No que se refere à língua inglesa, que é o foco desse trabalho, observa-se que cada aluno (com deficiência ou não) pode lançar mão de uma série de estratégias durante o processo de ensino/aprendizagem (MALTA, 2014), as quais servem de instrumento para contemplar características peculiares que cada aluno traz consigo e que muitas vezes se manifestam na preferência por determinados estilos de aprendizagem (MALTA, 2009; OXFORD, 2003). Dessa forma, levando em consideração os estilos e estratégias mobilizados pelos/para alunos com deficiência visual, investigamos como ocorre o desenvolvimento da capacidade de compreensão textual em língua inglesa por parte de alunos com deficiência visual em contexto de instituição especializada. A pesquisa foi realizada através da análise de textos, atividades e procedimentos propostos em duas aulas de língua inglesa ministradas pelo pesquisador e pela professora regente da turma em uma instituição especializada em atender alunos com deficiência visual, e buscou mapear os estilos de aprendizagem contemplados, bem como as estratégias de ensino-aprendizagem oportunizadas aos alunos cegos ou com baixa visão ao longo das aulas para facilitar o processo de compreensão textual, em uma perspectiva de construção de sentidos. Para investigar as estratégias, também foram analisadas as respostas de três dos alunos da turma pesquisada a um questionário a respeito de aspectos específicos das aulas, de forma a entender que elementos eles consideraram mais favoráveis ao desenvolvimento de sua capacidade de compreensão textual na língua-alvo. A geração dos dados ocorreu no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, instituição especializada no atendimento de pessoas com deficiência visual, localizada na cidade de João Pessoa – PB. Os resultados revelam que os textos, as atividades e procedimentos dos planos de aula, ao trabalharem uma variedade de estilos e estratégias, parecem ter facilitado o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa para os alunos com deficiência visual participantes, como também parecem ter permitido aos colaboradores da pesquisa acionarem suas estratégias pessoais diretas e indiretas (MALTA, 2014) para desenvolver sua capacidade de compreensão textual na língua-alvo. Com este trabalho, pretendemos contribuir para outras pesquisas e para que possam ser oferecidas melhores condições de acessibilidade pedagógica, de forma a facilitar a aprendizagem de língua inglesa para alunos com deficiência visual, assim favorecendo uma inclusão educacional e social mais ampla desse público específico.
Abstract: After the advances in legislation, pedagogical practices and educational research that have occurred in recent decades, it is undeniable that the issue of inclusive education has drawn the attention of many teachers and researchers. In the scope of this theme, some research projects have been devoted to investigating the pedagogical processes for students with visual impairment (CERCHIARI, 2014) and highlighted that it is necessary to learn to live with and contribute to the teaching/learning process of this specific audience (DANTAS, 2014a; 2014b), in the most varied disciplinary fields. As regards to the English language, which is the focus of this work, it is observed that each student (with or without a disability) can use a variety of strategies during the teaching/learning process (MALTA, 2014), which serve as instruments to cater for the peculiar characteristics that each student brings and which are often reflected on the preference for certain styles of learning (MALTA, 2009; OXFORD, 2003). Thus, taking into account the styles and strategies mobilized by/for students with visual impairment, we investigated how the development of the capacity of textual comprehension in English by students with visual impairment occurs in a context of a specialized institution. The research was carried out through the analysis of texts, activities and procedures proposed in two English language classes, taught by the researcher and the English teacher of the class in an institution specialized in attending students with visual impairment. It aimed to map the learning styles covered by the activities, as well as the teaching-learning strategies offered to students with visual impairment throughout the classes to facilitate the process of textual comprehension, in a perspective of meaning-making. In order to investigate the strategies, we also analyzed the responses of three of the students to a questionnaire regarding specific aspects of the classes, so as to understand which elements they considered the most favorable to the development of their capacity of textual comprehension in the target language. The generation of data took place at the Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, an institution specialized in the care of people with visual impairment, located in the city of João Pessoa - PB. The results show that the texts, activities and procedures of lesson plans, while working on a variety of styles and strategies, seem to have facilitated the English language teaching-learning process for participating students with visual impairment, but also seem to have allowed the research collaborators to trigger their personal direct and indirect strategies (MALTA, 2014) to develop their textual comprehension capacity in the target language. With this work, we intend to contribute to other pieces of research, in order to offer better conditions of pedagogical accessibility, and thus facilitate the English language learning for students with visual impairment, allowing broader educational and social inclusion of that specific public.
Palavras-chave: Deficiência Visual.
Estilo de Aprendizagem
Ensino de Inglês
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3308
Data do documento: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEPM14122017.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons