Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33085
Tipo: | TCC |
Título: | O PIBID NO CONTEXTO DA PANDEMIA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, ESTER DA SILVA |
Primeiro Orientador: | Silva, Henrique Miguel de Lima |
Resumo: | Durante o ensino superior, surge a preocupação sobre como integrar a teoria e a prática, a fim de abranger a diversidade encontrada nas escolas. No entanto, o propósito deste trabalho é destacar a importância do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no processo de formação de professores. Assim, neste estudo, objetivamos compreender os dilemas e desafios enfrentados pelos participantes do PIBID no ensino de Língua Portuguesa, considerando o contexto da pandemia, além de tecermos reflexões sobre o ensino da língua materna no ensino básico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada de viés indutivo, com base qualitativa, por meio do relato de experiência. Ademais, fundamentamos a discussão nas considerações de Geraldi (2015), Antunes (2003; 2007; 2009; 2014), Holanda (2013), Nóvoa (1995), Pimenta (2009) e Rojo (2012). Ao final do nosso estudo, é possível afirmar que o PIBID é um programa que acrescenta de maneira significativa e contribui grandemente para aprimorar a qualidade da formação dos futuros docentes de Língua Portuguesa. |
Abstract: | During higher education, concerns arise about how to integrate theory and practice in order to encompass the diversity found in schools. However, the purpose of this work is to highlight the importance of the Institutional Teaching Initiation Program (PIBID) in the teacher training process. Therefore, in this study, we aim to understand the dilemmas and challenges faced by PIBID participants in teaching the Portuguese language, considering the context of the pandemic, in addition to reflecting on the teaching of the mother tongue in basic education. To this end, applied research with an inductive bias, with a qualitative basis, was carried out through experience reports. Furthermore, we base the discussion on the considerations of Geraldi (2015), Antunes (2003; 2007; 2009; 2014), Holanda (2013), Nóvoa (1995), Pimenta (2009) and Rojo (2012). At the end of our study, it is possible to affirm that PIBID is a program that adds significantly and contributes greatly to improving the quality of training for future Portuguese language teachers. |
Palavras-chave: | Ensino; PIBID; Pandemia; Língua Portuguesa; Formação docente |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33085 |
Data do documento: | 27-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ester da Silva Albuquerque_ALBUQUERQUE, Ester (2023) O pibid no contexto da pandemia.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.