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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33139
Tipo: | TCC |
Título: | A VERBO-VISUALIDADE NA POESIA JUVENIL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA OBRA COTIDIANO, PAIXÕES & OUTROS FLASHES: HAIQUASES |
Autor(es): | SOARES, MARIA ESTER PEREIRA |
Primeiro Orientador: | Segabinazi, Daniela Maria |
Resumo: | A Literatura Juvenil é um gênero que vem ganhando destaque com produções literárias que apresentam rupturas estruturais e inovações temáticas características da contemporaneidade. Todavia, o foco das pesquisas a respeito dessa produção recai sobre as narrativas juvenis, enquanto a poesia não tem o seu devido destaque. Em vista disso, o presente trabalho teve por objetivo analisar a obra de poesia juvenil Cotidiano, paixões & outros flashes: Haiquases (2019), escrita por Luís Dill e ilustrada por Silvana de Menezes, a fim de destacar a importância entre o texto verbal e o texto visual para a construção de sentidos durante a leitura. Buscamos realizar uma breve contextualização sobre a poesia juvenil brasileira, discutir as características das produções literárias contemporâneas e descrever os principais elementos constitutivos de um projeto gráfico. Quanto à metodologia, esta monografia possui uma natureza básica, em que a pesquisa descritiva é destacada. Como embasamento teórico utilizamos os estudos de D’Onofrio (1995), Aguiar e Ceccantini (2012), Sampaio (2014), Oliveira (2012), Linden (2011), Camargo (1998), entre outros. Dentre as considerações finais constatamos que a obra analisada nesta pesquisa apresenta traços inovadores em sua composição, evidente na disposição gráfica, nas temáticas e na relação entre texto e imagem, elementos que favorecem a multiplicação de sentidos do texto poético. |
Abstract: | Youth Literature is a genre that has been gaining prominence with literary productions that present structural ruptures and thematic innovations characteristic of contemporary times. However, the focus of research regarding this production falls on youth narratives, while poetry does not receive its due emphasis. In view of this, the present work aimed to analyze the work of youth poetry Cotidiano, passions & others flashes: Haiquases (2019), written by Luís Dill and illustrated by Silvana de Menezes, in order to highlight the importance between the verbal text and the visual text for constructing meaning during the reading. We seek to provide a brief contextualization of Brazilian youth poetry, discuss the characteristics of contemporary literary productions and describe the main constituent elements of a graphic project. Regarding methodology, this monograph has a basic nature, in which descriptive research is highlighted. As a theoretical basis, we used the studies of D’Onofrio (1995), Aguiar and Ceccantini (2012), Sampaio (2014), Oliveira (2012), Linden (2011), Camargo (1998), among others. Among the final considerations, we note that the work analyzed in this research presents innovative features in its composition, evident in the graphic layout, themes and the relationship between text and image, elements that favor the multiplication of meanings of the poetic text. |
Palavras-chave: | Poesia juvenil. Texto verbal. Ilustrações. Luís Dill. Silvana de Menezes. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33139 |
Data do documento: | 26-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Maria Ester Pereira Soares_SOARES, Maria (2024) A verbo-visualidade na poesia juvenil brasileira.pdf | 4,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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