Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3314
Tipo: TCC
Título: Construção identitária docente na e pela prática reflexiva no contexto do PIBID Letras- inglês
Autor(es): Freire, Mariane Maia
Primeiro Orientador: Dourado, Maura Regina da Silva
Resumo: Ao olharmos as ações das pessoas ao nosso redor, é possível perceber que, de alguma forma, todas pensam e refletem acerca dos eventos do dia-a-dia. Entretanto, não necessariamente refletem criticamente sobre os mesmos. A postura de refletir criticamente vem sendo estudada por pesquisadores e profissionais de vários ambitos profissionais. Shön (2000) problematiza a formação profissional cuja teoria seja desvinculada da prática. O teórico também desconstrói a perspectiva de profissionais que aplicam receitas e técnicas para problemas da prática e propõe uma formação de profissionais que reflitam criticamente, considerando fatores da própria prática, assumindo postura reflexiva diante das singularidades do contexto em que estão inseridos. Perrenoud (2002) adota o paradigma reflexivo para a formação profissional docente, destacando uma postura reflexiva e analítica dentro e fora da sala de aula. Trabalhos acadêmicos acerca das práticas do professor (REICHMANN, 2013; PEREZ, 2013; FREITAS, MEDRADO, 2013) trazem à tona práticas reflexivas do docente, como escrita de diários e relatos reflexivos, buscando entender cada vez mais o trabalho docente. Neste trabalho, adotamos a perspectiva de que a linguagem é constitutiva. É na e por meio da linguagem que o professor (re)constrói sua identidade, a realidade e o mundo, e essa identidade está em contínua construção (TÁPIAS-OLIVEIRA, 2013). Diante disso, essa pesquisa qualitativa de base interpretativista tem como objetivo geral analisar como a identidade docente de três professoras em formação inicial é construída nas e pelas práticas reflexivas realizadas no contexto do subprojeto PIBID Letras-Inglês. Buscou-se descrever essas práticas, identificar temas recorrentes nos relatos reflexivos das professoras e correlacionar identidade docente e reflexão. Os resultados da análise evidenciam uma postura reflexiva acerca da prática docente, permeando aspectos da experiência das professoras, como dificuldades e relações com o outro, concluindo que é a partir da linguagem verbal, quer seja oral ou escrita, que surge a prática reflexiva e que esta se relaciona à construção de identidade docente.
Abstract: By seeing people‟s actions around us, it is possible to notice that, somehow, everybody thinks and reflects about daily events. However, people do not necessarily critically reflect about them. The posture of critically reflect has been studied by researchers and professionals from distinct professional backgrounds. Schön (2000) questions vocational training in which theory and practice are unrelated. He also deconstructs the perspective of professionals who apply recipes and techniques for current problems, and he proposes a formation of professionals that critically reflect, considering factors from the practice, assuming a reflexive posture in the face of the context singularities in which they are inserted. Perrenoud (2002) embraces the reflexive paradigm for professional teaching training, highlighting a reflexive and analytical posture in and outside the classroom. Academic work on teacher practices (REICHMANN, 2013; PEREZ, 2013; FREITAS, MEDRADO, 2013) elicit teacher‟s reflexive practice, such as the writing of reflexive diaries and reports, attempting to understand even more the teacher‟s work. In this paper, we embrace the constitutive language perspective. It is in and through language that a teacher (re) builds his/her identity, the reality and the world and this identity is in continuous construction (TÁPIAS-OLIVEIRA, 2013). Given this, the main goal of this qualitative, interpretative basis research, is to analyze how the teaching identity of four teachers in initial formation is constructed in and by the reflective practices carried out in PIBID Letras-Inglês context. The aim was to describe these practices, identify recurrent themes in the teachers‟ reflective reports and correlate teacher identity and reflection. The analysis results show a reflexive posture about the teaching practice, pervading some aspects of the teachers‟ experience, such as difficulties and relationship with others, concluding that it is from verbal language, whether oral or written, that reflexive practice arises and it is related to teaching identity construction.
Palavras-chave: Identidade docente
Reflexão;
PIBID;
Formação docente
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3314
Data do documento: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMF11122017.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons