Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33149
Tipo: TCC
Título: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: reflexões sobre ensino e formação docente
Autor(es): CORDEIRO, REBECKA DINIZ
Primeiro Orientador: Aragon, Carolina Coelho
Resumo: Esta pesquisa apresenta um material didático destinado a professores de Português como Língua Adicional (PLA), o qual foi elaborado por um grupo de graduandos em Letras como parte do projeto “Produção de Multimeios: colaborando com o PLEI no acolhimento e formação dos estudantes estrangeiros” no período de 2021-2022. Esse projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PROBEX) e está vinculado ao Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Neste Trabalho de Conclusão de Curso objetivamos descrever o conteúdo do Material Didático supracitado: uma descrição analítica do processo de elaboração do material. Os objetivos específicos incluem: a) discussões sobre o ensino de PLA no Brasil; b) produção de materiais para professores dessa área, envolvendo a integração de novas tecnologias; e c) formação docente na área de PLA. Dessa forma, essa pesquisa justifica-se pela necessidade de colaborar com o ensino de PLA por meio da elaboração do livro intitulado “Produção de material didático para professores de português como língua adicional: reflexões sobre ensino e formação docente”, o qual proporciona uma gama de recursos e possibilidades de utilização. A metodologia adotada é de viés qualitativo, envolvendo, dentre outras etapas, pesquisas com os professores em formação do PLEI para definição do conteúdo do material produzido. As discussões e análises são embasadas em autores da área de ensino de PLA, como: Almeida Filho (2005; 2012); Leffa (2012); Bulla e Kuhn (2020); Franco (2020); Bessa e Weiss (2021); Carilo e Perna (2021); Aragon et al. (2023). Como resultado, tem-se um material prático e de fácil acesso aos professores do PLEI, suprindo as demandas que apareceram no início desta pesquisa e facilitando o processo de ensino-aprendizagem no contexto de sala de aula vivenciado por alunos do Curso de Letras do Programa mencionado.
Abstract: .
Palavras-chave: Português como Língua Adicional (PLA). Formação docente. Material Didático para Professores de PLA.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33149
Data do documento: 22-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebecka Diniz Cordeiro_CORDEIRO, Rebecka (2024) PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PROFESSORES.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.