Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33155
Tipo: TCC
Título: LETRAMENTO E ENSINO NA EJA: UM DIÁLOGO PARA PRÁXIS DOCENTE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Autor(es): FERREIRA, THAYNÁ FERNANDES
Primeiro Orientador: Silva, Henrique Miguel de Lima
Segundo Orientador: Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de
Resumo: O presente trabalho é resultado de um levantamento bibliográfico em artigos científicos, perfil literário e entrevista com a ex-prefeita do Conde-PB, Márcia Lucena, com o intuito de buscar alternativas e discussões que possibilitem o letramento de forma satisfatória e positiva para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Levando em consideração os estudos encontrados na literatura científica e buscando entender mais sobre o assunto, o presente trabalho tem por objetivo investigar, através de uma revisão da literatura científica, a trajetória histórica da EJA no Brasil e apresentar as perspectivas atuais para essa modalidade de educação, além de discorrer sobre letramento na EJA, apresentar o Projeto “AGORA VAI” de Márcia Lucena, ex prefeita do Conde-PB e o Programa Alfabetiza PB, e realizada uma pesquisa aplicada de viés indutivo, com base qualitativa, por meio do relato de experiência. Posto isto, através da pesquisa exploratória, analisando criteriosamente e avaliando os respaldos científicos dos materiais estudados, tendo como foco o ensino-aprendizagem e as práticas sociais, constatou-se a importância de um estudo significativo que transmite ao adulto, por meio de uma metodologia que estimule o interesse e a aprendizado na sala de aula. Desse modo, a instituição de ensino incentiva a interação do aluno com a realidade social de modo que tenha como foco o desenvolvimento de pessoas letradas, autônomas e providas de senso crítico frente às realidades sociais. Ademais, fundamentamos a discussão nas considerações de Geraldi (2015), Antunes (2003; 2007; 2009; 2014), Rojo (2012), Pimenta (2009) e Freire (2022).
Abstract: This article is the result of a bibliographic survey of scientific articles, literary profile and an interview with the former mayor of Conde-PB, Márcia Lucena, in order to seek alternatives and discussions that enable literacy in a satisfactory and positive way for students of Youth and Adult Education (EJA). Taking into account the few studies found in the scientific literature and seeking to understand more about the subject, this paper aims to investigate, through a review of the scientific literature, the historical trajectory of EJA in Brazil and present the current perspectives for this modality of education, in addition to discussing literacy at EJA and presenting the “AGORA VAI” Project by Márcia Lucena, former mayor of Conde-PB. That said, through exploratory research, carefully analyzing and evaluating the scientific support of the materials studied, focusing on teaching-learning and social practices, the importance of a meaningful study that transmits to the adult through a methodology that encourages interest and learning in the classroom. In this way, the educational institution encourages the student's interaction with social reality in a way that focuses on the development of literate, autonomous people with a critical sense of social realities. Furthermore, we base the discussion on the considerations of Geraldi (2015), Antunes (2003; 2007; 2009; 2014), Rojo (2012), Pimenta (2009) and Freire (2022).
Palavras-chave: EJA; Letramento; Formação; Prática Social; Ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33155
Data do documento: 19-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thayná Fernandes Ferreira_FERREIRA (2024) Letramento e ensino na EJA.pdf464,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.