Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33157
Tipo: | TCC |
Título: | CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DOS LETRAMENTOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Autor(es): | FERREIRA, WILLIANE VITÓRIA DE OLIVEIRA |
Primeiro Orientador: | Silva, Henrique Miguel de Lima |
Segundo Orientador: | Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de |
Resumo: | O ensino de língua na educação básica enfrenta dificuldades que evocam o desenvolvimento de práticas eficientes e transformadoras na interface do ensinoaprendizagem. Isso posto, o presente estudo se dedicou investigar as contribuições das teorias dos letramentos para o ensino de língua portuguesa na educação básica, bem como a refletir sobre o ensino de língua materna, compreendendo as concepções de língua e suas implicações na prática docente. Outrossim, fundamentou-se a discussão nas considerações de Soares (2009), Dionísio, Machado e Bezerra (2010), Leal e Suassuna (2014), Kleiman (2005) e Bagno, Stubbs e Gagné (2002), através de uma pesquisa bibliográfica de viés indutivo, com base qualitativa, a fim de estudar como as teorias dos múltiplos letramentos contribui diretamente no processo de formação do professor e no ensino de língua portuguesa na educação básica. Dessa maneira, tornou-se possível concluir a significativa influência das teorias dos letramentos no aprimoramento da prática docente do professor, que passa a compreender o propósito do ensino de língua de uma perspectiva holística. |
Abstract: | The teaching of language in basic education faces difficulties that call for the development of efficient and transformative practices in the teaching-learning interface. With that said, the present study was dedicated to investigating the contributions of literacy theories to the teaching of Portuguese language in basic education, as well as reflecting on the teaching of the mother tongue, understanding language conceptions and their implications in teaching practice. Furthermore, the discussion was grounded in the considerations of Soares (2019), Dionísio, Machado, and Bezerra (2010), Leal and Suassuna (2014), Kleiman (2005), and Bagno, Stubbs, and Gagné (2002), through a bibliographic research with an inductive bias and qualitative basis, aiming to study how the theories of multiple literacies directly contribute to the teacher's training process and the teaching of Portuguese language in basic education. |
Palavras-chave: | Ensino; Letramento; Concepções; Implicações; Formação docente |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33157 |
Data do documento: | 21-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Williane Ferreira_FERREIRA, Williane (2024) Contribuições das teorias dos letramentos.pdf | 637,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.