Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33162
Tipo: Dissertação
Título: O relatório de estágio nas áreas de História e Ciências Biológicas: um estudo interacionista sociodiscursivo
Autor(es): Silva, Juliana Marcelino
Primeiro Orientador: Silva, Regina Celi Mendes Pereira da
Resumo: O relatório de estágio, prática discursiva fundamental no processo de letramento do professor em formação (Lopes, 2007), configura-se como um artefato simbólico e semiótico, incorporado de representações construídas e em construção sobre o agir docente. Nessa perspectiva, a presente pesquisa possui como objetivo geral investigar a materialidade textual-discursiva do relatório de estágio e suas implicações para a formação docente nas áreas de História e Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Paraíba, campus sede. Já como objetivos específicos, estabelecemos: (1) Caracterizar as condições de produção do relatório de estágio das áreas de História e Ciências Biológicas; (2) Analisar os elementos linguístico-discursivos que remetem a ações linguageiras do agir docente em relatórios de estágio produzidos por licenciandos em História e Ciências Biológicas; e (3) Examinar possíveis implicações da produção do relatório de estágio para a e na formação docente desses licenciandos. Para tanto, fundamenta-se no aparato conceitual do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), particularmente nos conceitos de práticas de linguagem, gêneros de texto, condições de produção e semântica do agir (Bronckart, 2003, 2006, 2009). Metodologicamente, enquadra-se no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) como um estudo de caso (Yin, 2001), de natureza documental (Kripka; Scheller; Bonotto, 2015), de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) e de caráter exploratório (Gil, 1994). O corpus, analisado à luz do quadro epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, constitui-se de respostas ao questionário online aplicado com os estudantes dos cursos focalizados e dos relatórios de estágio produzidos por eles. Os resultados apontam que a produção do relatório é envolvida por contextos históricos, sociais e linguísticos situados, os quais condicionam o folhado textual, bem como a interação entre os participantes (professores e estagiários). De acordo com as respostas dos estudantes, há diferentes contribuições da escrita do relatório para a formação docente, entre as quais, destacam-se: reflexão sobre o percurso acadêmico, construção da identidade profissional, avaliação do agir do outro e do próprio agir e a possibilidade do desenvolvimento de futuras pesquisas. Por meio da análise dos elementos linguístico-discursivos que remetem às ações linguageiras relacionadas ao agir docente nos relatórios, verifica-se diferentes posicionamentos enunciativos dos estagiários, traduzidos em modalizadores lógicos, deônticos, pragmáticos e apreciativos. Ainda na produção desses textos, observa-se também a recorrência do agir linguageiro, instrumental, cognitivo e prescritivo. Conclui-se, portanto, que o relatório de estágio pode sofrer variações nas dimensões composicional e linguístico-discursiva, a depender da área, do professor e do público-alvo. Além disso, é um gênero que surge como uma ação de linguagem na qual o professor em formação assume uma postura de observador da prática docente, mas também agente dessa mesma prática, intervindo em sala de aula e (re)agindo linguística e discursivamente suas percepções, posicionamentos, avaliações e reflexões.
Abstract: The internship report, a fundamental discursive practice in the literacy process of teachers in training (Lopes, 2007), is configured as a symbolic and semiotic artifact, incorporated into representations constructed and under construction about teaching actions. From this perspective, the present research has the general objective of investigating the textual-discursive materiality of the internship report and its implications for teacher training in the areas of History and Biological Sciences, at the Federal University of Paraíba, main campus. As specific objectives, we established: (1) Characterize the conditions for producing the internship report in the areas of History and Biological Sciences; (2) Analyze the linguistic-discursive elements that refer to linguistic actions of teaching action in internship reports produced by undergraduate students in History and Biological Sciences; and (3) Examine possible implications of producing the internship report for and in the teaching training of these graduates. To this end, it is based on the conceptual apparatus of Sociodiscursive Interactionism (ISD), particularly on the concepts of language practices, text genres, production conditions and semantics of action (Bronckart, 2003, 2006, 2009). Methodologically, it fits into the field of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006) as a case study (Yin, 2001), of a documentary nature (Kripka; Scheller; Bonotto, 2015), with a qualitative approach (Bogdan; Biklen, 1994) and of an exploratory nature (Gil, 1994). The corpus, analyzed in light of the epistemological framework of Sociodiscursive Interactionism, consists of responses to the online questionnaire applied to students on the focused courses and the internship reports produced by them. The results indicate that the production of the report is involved in historical, social and linguistic contexts, which condition the textual content, as well as the interaction between participants (teachers and interns). According to the students' responses, there are different contributions of writing the report to teacher training, among which the following stand out: reflection on the academic path, construction of professional identity, evaluation of the actions of others and of one's own actions and the possibility of developing future research. Through the analysis of the linguistic-discursive elements that refer to language actions related to teaching actions in the reports, different enunciative positions of the interns are verified, translated into logical, deontic, pragmatic and appreciative modalizers. Still in the production of these texts, the recurrence of linguistic, instrumental, cognitive and prescriptive action is also observed. It is concluded, therefore, that the internship report may undergo variations in the compositional and linguistic-discursive dimensions, depending on the area, the teacher and the target audience. Furthermore, it is a genre that emerges as a language action in which the teacher in training assumes the position of observer of teaching practice, but also an agent of that same practice, intervening in the classroom and (re)acting linguistically and discursively their perceptions, positions, evaluations and reflections.
Palavras-chave: Formação docente
Relatório de estágio - Gênero textual
Materialidade linguístico-discursiva
Interacionismo sociodiscursivo
Internship report genre
Production conditions
Implications for teacher training
Linguistic-discursive materiality
Sociodiscursive Interactionism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33162
Data do documento: 17-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaMarcelinoSilva_Dissert.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JulianaMarcelinoSilva_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons