Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3317
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de logs da plataforma Moodle utilizando técnicas de mineração de dados: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Santos Filho, Jozemberg Gomes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Padilha, Thereza Patrícia Pereira
metadata.dc.description.resumo: O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que dispõe de diversos recursos (fórum, tarefa, chat, questionário, entre outros) para a criação de cursos online. Todas as ações realizadas pelos participantes do curso (aluno, professor ou tutor) no ambiente são registradas em sua base de dados. Com o intuito de explorar estes dados e, assim, extrair algum tipo de conhecimento implícito, este trabalho apresenta o resultado de uma análise de logs da disciplina de Introdução à programação do curso à distância de Licenciatura em Computação da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, são seguidos os passos do processo de extração de conhecimento de dados, o KDD, onde será feito primeiramente uma seleção e pré-processamento dos dados, logo após, será selecionado campos necessários para aplicação da ferramenta Tableau Public gerando infográficos que serão interpretados e analisados. Um dos questionamentos que se tinha era em relação ao dia de postagem e melhores horários para os tutores estarem presentes no ambiente, sendo assim, foi possível observar o que os alunos mais utilizam na plataforma e qual o dia e horário que mais acessam o ambiente. A partir da montagem e análise de infográficos na ferramenta mencionada, espera-se que os resultados apresentados possam auxiliar a tomada de decisões por parte do docente e da gestão acadêmica buscando melhorar o processo de ensino- aprendizagem.
Abstract: Moodle is a virtual learning environment that offers many resources (forum, assignment, chat, quiz, etc ...) to create online courses. All executed actions by participants of the course (student, teacher or mediator) in the environment are stored in its database. In order to exploit this data and thus to extract some kind of implicit knowledge, this paper presents the results of an analysis of logs about the Introduction to Programming class, of the virtual Computing Course, at Federal University of Paraíba. For this, the steps of the Knowledge Discovery in Database process were followed, the KDD, where will be first made a selection and data preprocessing, soon after, will be selected required fields for application of Tableau Public tool generating infographics that will be interpreted and analyzed. One of the questions I had was regarding the day of posting and best times to the tutors are present in the environment, thus, it was possible to observe the students more use on the platform and what day and time more acess the environment. It is expected that the results can help in decision making by the teacher and academic administration seeking to improve the teaching learning process.
Keywords: Moodle
Mineração de dados
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Educação à distância
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3317
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JGSF01122016.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons