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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3318
Tipo: TCC
Título: O ensino-aprendizagem de inglês através de contos de fadas: uma análise de produções textuais do ensino fundamental no subprojeto Pibid Letras-Inglês à luz dos multiletramentos
Autor(es): Diniz, Raianne Leite.
Primeiro Orientador: Farias, Jailine Mayara Sousa de
Resumo: O ensino da língua inglesa nas escolas públicas tem se mostrado cada vez mais desafiador para o professor educador, que se depara, frequentemente, com alunos desmotivados para aprender uma língua estrangeira (LE). Em virtude desse cenário de desesperança e de tanta negatividade, e considerando as orientações nacionais e estaduais para o ensino de LE no ensino fundamental, surgiu o interesse por desenvolver, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) - Subprojeto Letras-Inglês da UFPB, uma sequência de aulas para o ensino-aprendizagem do inglês através de contos de fadas, aplicada em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino da cidade de João Pessoa-PB. A partir dessa experiência, cuja culminância foi a produção e apresentação de contos de fada pelos alunos, o presente trabalho tem como foco a análise de tais produções textuais desenvolvidas pelos estudantes da escola atendida pelo projeto, à luz dos conceitos propostos pela pedagogia dos multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996; COPE & KALANTZIS, 2000; LANKSHEAR & KNOBEL, 2003). Destaca-se, ainda, o caráter multimodal das aulas aplicadas a partir do gênero textual conto de fada e dos recursos verbais e não verbais mobilizados nas produções dos alunos, e estabelece um paralelo com as orientações dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e Estaduais (BRASIL, 1998; MEDRADO & DOURADO, 2015). A análise das produções textuais dos alunos se deu a partir da identificação de temas e simbolismos mais marcantes nos contos produzidos e de como os alunos ressignificaram o que foi disponibilizado a eles durante as aulas para dar sentido à aprendizagem e a aspectos de suas vidas e identidades. A partir de conceitos-chave da pedagogia dos multiletramentos, as produções analisadas revelaram o uso e articulação de recursos verbais e não-verbais para produção de sentido, constituindo-se, portanto, elementos de grande potencial para evidenciar e promover o engajamento discursivo dos alunos na língua inglesa, utilizada como forma de expressão, fortalecendo processos de inclusão e de posicionamento crítico dos alunos frente a temas importantes para sua formação e educação.
Abstract: The English language teaching in public schools has been increasingly challenging for teachers, who often deal with students who are not motivated to learn a foreign language (FL). This reality of hopelessness and so much negativity, and the national and state guidelines for FL teaching in elementary schools, motivated the development, within the context of the Scholarship Program of Initiation to Teaching (PIBID/UFPB-Letras-Inglês/CAPES), of a sequence of lessons for the teaching-learning of English through fairy tales, implemented at a public elementary school in João Pessoa-PB. Based on this experience, which finished with the production and presentation of fairy tales by the students, this present work focuses on the analysis of such textual productions developed by the students of the school attended by the Pibid project, based on the concepts proposed by the pedagogy of multiliteracies (NEW LONDON GROUP, 1996; COPE & KALANTZIS, 2000; LANKSHEAR & KNOBEL, 2003). It is also important to highlight the multimodal aspects of the classes, the focus on the textual genre fairy tale, and the verbal and non-verbal resources mobilized in students’ productions, in parallel with the orientations of the official documents, such as the National Curricular Parameters (BRAZIL, 1998; MEDRADO & DOURADO, 2015). The analysis of the students' textual productions was based on the identification of the most important themes and symbolisms present in the stories and how the students redesigned what was available to them during the lessons, to give meaning to their learning and some aspects of their lives and identities. Based on the key concepts of the pedagogy of multiliteracies, the analyzed productions revealed the use and articulation of verbal and non-verbal resources for meaning making, constituting, therefore, elements of great potential to show and promote students' discursive engagement in the English language, used as a form of expression, strengthening processes of inclusion and critical thinking of students in relation to important themes for their education.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem.
Língua inglesa
Contos de fada
Multiletramentos.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3318
Data do documento: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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