Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS, ADLER RODRIGUES-
dc.date.accessioned2025-01-22T13:22:21Z-
dc.date.available2025-01-22T13:22:21Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33184-
dc.description.abstractIn contemporary Brazil, grammar teaching is directly linked to traditionalist practices, a legacy of European education, post-industrial revolution, at the service of a technical school. However, today's school no longer needs to be what the French philosopher Louis Althusser predicted more than fifty years ago, an Ideological State Apparatus that aims to adapt society to the needs of the market. These practices, even though they are not endorsed by current educational parameters and guidelines, are strongly rooted in both the public and private educational scenario. Why? Do Portuguese language teachers pay attention to the inclusive and exclusionary facets of grammar and how these reverberate in society? Are they properly qualified to teach grammar? Or were their training also anchored in traditionalist grammatical teaching? Given the lack of responses, a structured questionnaire was applied to fourteen students who are in the last periods of the new undergraduate curriculum in Literature – Portuguese Language offered by the Federal University of Paraíba, with the aim of knowing their perception. about teaching traditional grammar. Specifically, we sought to establish the differences in the approach to grammar study between Basic Education and Higher Education; analyze whether undergraduate students' understanding of grammar breaks with the notion of Ideological State Apparatus; highlight the contributions of the Literature course to professional teaching training.The results highlighted the reality of technical Basic Education at the service of state apparatuses of ideology, in addition to a counter-hegemonic perception, on the part of undergraduate students, regarding the problems that permeate the teaching of grammar to the detriment of educational approaches experienced only during graduation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-22T13:22:21Z No. of bitstreams: 1 Adler Rodrigues Dias_versão final.pdf: 1213028 bytes, checksum: fb1597146eea7dea0c11a4ca572783ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-22T13:22:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adler Rodrigues Dias_versão final.pdf: 1213028 bytes, checksum: fb1597146eea7dea0c11a4ca572783ea (MD5) Previous issue date: 2024-10-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGramática. Aparelhos Ideológicos do Estado. Ensino. Contra-hegemônica. Licenciandospt_BR
dc.titleA GRAMÁTICA PARA ALÉM DOS APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO: PERCEPÇÕES DE FORMANDOS DE LETRAS-PORTUGUÊS DA UFPB SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA TRADICIONALpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Tiago de Aguiar-
dc.description.resumoNa contemporaneidade brasileira, o ensino gramatical está diretamente atrelado a práticas tradicionalistas, herança de uma educação europeia, pós-revolução industrial, a serviço de uma escola tecnicista. Contudo, a escola de hoje não precisa mais ser o que o filósofo francês Louis Althusser já previa há mais de cinquenta anos, um Aparelho Ideológico do Estado que pretende adequar a sociedade às necessidades do mercado. Essas práticas, mesmo não sendo endossadas pelos parâmetros e diretrizes educacionais atuais, encontram-se enraizadas fortemente no cenário educativo tanto público quanto privado. Por quê? Será que os professores de língua portuguesa se atentam às facetas inclusivas e excludentes da gramática e como essas reverberam na sociedade? Será que estão devidamente aptos para ensinar gramática? Ou foram suas formações também ancoradas num ensino gramatical tradicionalista? Diante da carência de respostas, foi realizada, com quatorze licenciandos que se encontram nos últimos períodos da nova grade curricular da graduação em Letras – Língua Portuguesa ofertada pela Universidade Federal da Paraíba, a aplicação de um questionário estruturado com o objetivo de conhecer a percepção deles acerca do ensino de gramática tradicional. Especificamente, buscou-se estabelecer as diferenças da abordagem do estudo gramatical entre o Ensino Básico e o Ensino Superior; analisar se a compreensão dos licenciandos acerca da gramática rompe com a noção de Aparelhos Ideológicos do Estado; destacar as contribuições do curso de Letras para a capacitação profissional docente. Os resultados evidenciaram a realidade de um Ensino Básico tecnicista a serviço dos aparelhos estatais de ideologia, além de uma percepção contra hegemônica, por parte dos licenciandos, acerca das problemáticas que permeiam o ensino de gramática em detrimento das abordagens educacionais vivenciadas somente durante a graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adler Rodrigues Dias_versão final.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.