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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33184
Tipo: | TCC |
Título: | A GRAMÁTICA PARA ALÉM DOS APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO: PERCEPÇÕES DE FORMANDOS DE LETRAS-PORTUGUÊS DA UFPB SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA TRADICIONAL |
Autor(es): | DIAS, ADLER RODRIGUES |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Tiago de Aguiar |
Resumo: | Na contemporaneidade brasileira, o ensino gramatical está diretamente atrelado a práticas tradicionalistas, herança de uma educação europeia, pós-revolução industrial, a serviço de uma escola tecnicista. Contudo, a escola de hoje não precisa mais ser o que o filósofo francês Louis Althusser já previa há mais de cinquenta anos, um Aparelho Ideológico do Estado que pretende adequar a sociedade às necessidades do mercado. Essas práticas, mesmo não sendo endossadas pelos parâmetros e diretrizes educacionais atuais, encontram-se enraizadas fortemente no cenário educativo tanto público quanto privado. Por quê? Será que os professores de língua portuguesa se atentam às facetas inclusivas e excludentes da gramática e como essas reverberam na sociedade? Será que estão devidamente aptos para ensinar gramática? Ou foram suas formações também ancoradas num ensino gramatical tradicionalista? Diante da carência de respostas, foi realizada, com quatorze licenciandos que se encontram nos últimos períodos da nova grade curricular da graduação em Letras – Língua Portuguesa ofertada pela Universidade Federal da Paraíba, a aplicação de um questionário estruturado com o objetivo de conhecer a percepção deles acerca do ensino de gramática tradicional. Especificamente, buscou-se estabelecer as diferenças da abordagem do estudo gramatical entre o Ensino Básico e o Ensino Superior; analisar se a compreensão dos licenciandos acerca da gramática rompe com a noção de Aparelhos Ideológicos do Estado; destacar as contribuições do curso de Letras para a capacitação profissional docente. Os resultados evidenciaram a realidade de um Ensino Básico tecnicista a serviço dos aparelhos estatais de ideologia, além de uma percepção contra hegemônica, por parte dos licenciandos, acerca das problemáticas que permeiam o ensino de gramática em detrimento das abordagens educacionais vivenciadas somente durante a graduação. |
Abstract: | In contemporary Brazil, grammar teaching is directly linked to traditionalist practices, a legacy of European education, post-industrial revolution, at the service of a technical school. However, today's school no longer needs to be what the French philosopher Louis Althusser predicted more than fifty years ago, an Ideological State Apparatus that aims to adapt society to the needs of the market. These practices, even though they are not endorsed by current educational parameters and guidelines, are strongly rooted in both the public and private educational scenario. Why? Do Portuguese language teachers pay attention to the inclusive and exclusionary facets of grammar and how these reverberate in society? Are they properly qualified to teach grammar? Or were their training also anchored in traditionalist grammatical teaching? Given the lack of responses, a structured questionnaire was applied to fourteen students who are in the last periods of the new undergraduate curriculum in Literature – Portuguese Language offered by the Federal University of Paraíba, with the aim of knowing their perception. about teaching traditional grammar. Specifically, we sought to establish the differences in the approach to grammar study between Basic Education and Higher Education; analyze whether undergraduate students' understanding of grammar breaks with the notion of Ideological State Apparatus; highlight the contributions of the Literature course to professional teaching training.The results highlighted the reality of technical Basic Education at the service of state apparatuses of ideology, in addition to a counter-hegemonic perception, on the part of undergraduate students, regarding the problems that permeate the teaching of grammar to the detriment of educational approaches experienced only during graduation. |
Palavras-chave: | Gramática. Aparelhos Ideológicos do Estado. Ensino. Contra-hegemônica. Licenciandos |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33184 |
Data do documento: | 7-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
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