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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33189
Tipo: TCC
Título: REPRESENTATIVIDADE INDÍGENA EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE LIVROS DO 6° E 7° ANO APROVADOS NO PNLD DE 2024
Autor(es): SOUTO MAIOR, ANA BEATRIZ BASTOS
Primeiro Orientador: Aragon, Carolina Coelho
Resumo: Este trabalho analisa a representatividade indígena nos materiais didáticos de Língua Portuguesa das coleções Araribá Conecta, Trajetórias, SuperAÇÃO e A Conquista, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024, voltados para o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como objetivo geral avaliar como os povos originários são abordados em termos linguísticos, sociais e culturais nesses materiais e como objetivo específico identificar a presença de estereótipos e a profundidade das narrativas, a fim de viabilizar uma análise crítica da representatividade das culturas indígenas nos livros didáticos de Língua Portuguesa, para, assim, refletir sobre maneiras de evitar os problemas identificados. As discussões foram baseadas em teóricos, como: Santos (1994), Faraco (2016), Alves e Xavier (2019), Soares (1998), Noll e Dietrich (2019), Silva e Costa (2018). A partir da análise de livros didáticos das editoras Moderna e FTD, constatou-se que as temáticas indígenas, apesar de presentes, são frequentemente tratadas de forma superficial e sem estimular discussões críticas ou reflexivas sobre a diversidade cultural. O estudo destaca a importância de uma abordagem mais inclusiva e sensível, sugerindo a necessidade de uma maior participação de autores indígenas na elaboração dos conteúdos educacionais. O presente trabalho, portanto, visa contribuir para uma educação que promova o respeito e a valorização das culturas indígenas no Brasil.
Abstract: This work aims to analyze indigenous representation in Portuguese language teaching materials from the Araribá Conecta, Trajetórias, SuperAÇÃO and A Conquista collections, approved by the National Textbook Program (PNLD) of 2024, aimed at the 6th and 7th years of Elementary School. The research has the general objective of evaluating how indigenous peoples are approached in linguistic, social and cultural terms in these materials and the specific objective of identifying the presence of stereotypes and the depth of the narratives, in order to enable a critical analysis of the representation of indigenous cultures in Portuguese language textbooks, in order to reflect on ways to avoid the identified problems. The discussions were based on theorists such as: Santos (1994), Faraco (2016), Alves and Xavier (2019), Soares (1998), Noll and Dietrich (2019), Silva and Costa (2018). From the analysis of textbooks from publishers Moderna and FTD, it was found that indigenous themes, despite being present, are often treated superficially and without stimulating critical or reflective discussions about cultural diversity. The study highlights the importance of a more inclusive and sensitive approach, suggesting the need for greater participation of indigenous authors in the development of educational content. The present work, therefore, aims to contribute to an education that promotes respect and appreciation for indigenous cultures in Brazil.
Palavras-chave: Representatividade Indígena; Livros Didáticos; PNLD; Língua Portuguesa; Diversidade Cultural e Linguística.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33189
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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