Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33193
Tipo: | TCC |
Título: | Educação escolar quilombola: como se dá o processo de formação continuada docente na perspectiva do letramento racial em uma escola quilombola urbana? |
Autor(es): | Carvalho, Emanuelle Costa |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo responder ao seguinte questionamento: como se dá a formação continuada docente na perspectiva do letramento racial, no contexto de uma escola quilombola urbana, em que são atendidos crianças, adolescentes e adultos da comunidade? E como estas se configuram à luz dos documentos legais e do Projeto Pedagógico da escola? E quanto aos objetivos específicos, foram: Identificar no PPP da escola, projetos relacionados à formação continuada e práticas educativas à luz do letramento racial; Descrever como práticas da educação antirracista, em acordo, com às Diretrizes da Educação Escolar Quilombola vem sendo proposta nos documentos da escola; E, por fim, analisar os possíveis processos de formação continuada propostos na escola, na perspectiva do letramento racial, no olhar de docentes, gestores e pessoas da comunidade. A metodologia foi com abordagem qualitativa, a partir de estudo de caso sobre o letramento racial com dois docentes que já vivenciaram formação em educação antirracista. Os sujeitos da pesquisa foram um docente e uma docente que atuam na Escola Quilombola, o território de nossa pesquisa. Os resultados apontam que não basta somar conhecimentos sobre a legislação étnico-racial para realizar um processo de letramento racial. Há muitas descontinuidades nas Formações. A escola está em território quilombola e possui projetos voltados para uma prática antirracista, ainda assim, há possibilidades e limites para que o processo de letramento racial atinja etapas significantes no caminho de uma leitura de mundo Antirracista e com representatividade de pessoas pretas, pardas em espaços diversos e condições de uma dialogicidade que alicerce bases para a construção positiva da identidade negra, através do letramento racial. |
Abstract: | El presente estudio tuvo como objetivo responder a la siguiente pregunta: ¿cómo se realiza la formación continua docente desde la perspectiva de la alfabetización racial, en el contexto de una escuela quilombola urbana, donde se atiende a niños, adolescentes y adultos de la comunidad? ¿Y cómo se configuran éstos a la luz de los documentos legales y del Proyecto Pedagógico de la escuela? Y en cuanto a los objetivos específicos, fueron: Identificar, en el PPP de la escuela, proyectos relacionados con la formación continua y las prácticas educativas a la luz de la alfabetización racial; Describir cómo se han aplicado en la escuela las prácticas educativas antirracistas, de conformidad con las Directrices de educación escolar quilombolas; Y, finalmente, analizar los posibles procesos de educación continua propuestos en la escuela, desde la perspectiva de la alfabetización racial, desde la perspectiva de docentes, directivos y personas de la comunidad. La metodología utilizó un enfoque cualitativo, basado en un estudio de caso sobre alfabetización racial con dos docentes que ya habían experimentado formación en educación antirracista. Los sujetos de la investigación fueron un docente y una docente que trabajan en la Escola Quilombola, territorio de nuestra investigación. Los resultados indican que no basta con sumar conocimientos sobre legislación étnico-racial para llevar a cabo un proceso de alfabetización racial. Hay muchas discontinuidades en las Formaciones. La escuela está en territorio quilombola y tiene proyectos orientados a la práctica antirracista, sin embargo, existen posibilidades y límites para que el proceso de alfabetización racial alcance etapas significativas en el camino hacia un mundo antirracista con lectura y representación de negros y morenos. personas en espacios y condiciones de una dialogicidad que sienta las bases para la construcción positiva de la identidad negra, a través de la alfabetización racial. |
Palavras-chave: | Educação do campo Educação quilombola Letramento racial Formação continuada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33193 |
Data do documento: | 15-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ECC21012025.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons