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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33213
Tipo: | TCC |
Título: | “MEU CORPO-RAIZ”: O INSÓLITO CONTEMPORÂNEO E AS COSMOPERCEPÇÕES AFRO-BRASILEIRAS EM CONTOS DE CLARISSA MOURA |
Autor(es): | FERNANDES, MARCELA ELLEN PENNA |
Primeiro Orientador: | Silva, Franciane Conceição da |
Resumo: | O insólito, quando de autoria afro-brasileira, assume um lugar na construção e preservação da memória e da identidade negra. Neste trabalho, proponho uma aproximação do insólito com a produção afro-feminina de autoria negra brasileira e o seu projeto político e literário por meio da ressimbolização das cosmopercepções (Oyěwùmí, 2021), a partir da análise do conto “Raízes”, da escritora paraibana Clarissa Moura, extraído da antologia Casa Encantada, O conto Fantástico Paraibano (2023). Sob ótica decolonial, por meio de pesquisa bibliográfica com predileção a autores(as) negros(as), busco, no presente trabalho, a compreensão da produção do insólito contemporâneo como uma narrativa de resistência, especialmente de autoria afro-feminina, duplamente (d)enunciativa. Para isso, tomo por base a escrevivência acadêmica (Felisberto, 2020), direcionando a pesquisa e a análise da obra de Clarissa Moura a partir das cosmopercepções afro-brasileiras da Jurema e da Umbanda na Paraíba (Silva e Ayala, 2000; Santiago, 2008; Lima, 2020), percebendo a construção estético-discursiva do texto como uma representação simbólica dessas cosmopercepções. Como método de análise, estabeleço diálogo entre a escrevivência (Evaristo, 2005, 2009, 2020) e a Ferocidade Poética (Silva, 2018) no campo do insólito alinhadas à literatura-terreiro (Freitas, 2016), tensionando o real da lógica colonialista na tentativa de produção e partilha de conhecimento orgânico (Santos, 2018). |
Abstract: | The unusual, when of afro-brazilian authorship, takes a role in the construction and preservation of black memory and identity. In this paper, I propose an approximation of the unusual with the african-women production by black brazilian authors and their political and literary project through the resymbolization of the cosmoperception (Oyěwùmí, 2021), from the analysis of the tale “Raízes”, by the Paraíba writer Clarissa Moura, extracted from the anthology Casa Encantada, O Conto Fantástico Paraibano (2023). From a decolonial perspective, by means of bibliographical research with a predilection for black authors, I seek, in this paper, to comprehend the production of the contemporary unusual as a narrative of resistance, especially by african-women authors, enunciatory or denunciatory. For this, I take as basis the academic escrevivência (live-writing) (Felisberto 2020), directing the research and analysis of Clarissa Moura's work from the african-brazilian cosmoperception of Jurema and Umbanda in Paraíba (Silva e Ayala, 2000; Santiago, 2008; Lima, 2020) perceiving a aesthetic-discourse of the text as a symbolic representation of these cosmoperceptions. As an analysis method, I establish a dialogue between the escrevivência (Evaristo, 2005, 2009, 2020) and the Poetic Ferocity (Silva, 2018) in the field of the unusual aligned with the terreiro-literature (Freitas, 2016), tensioning the notion of real in the colonialist logic in an attempt to produce and share organic knowledge (Santos, 2018). |
Palavras-chave: | Literatura afro-feminina brasileira; Insólito contemporâneo; Cosmopercepções afro-brasileiras; Clarissa Moura |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33213 |
Data do documento: | 18-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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