Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33219
Tipo: TCC
Título: LIVRO DIDÁTICO NA EJA: ANÁLISE SOB PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL
Autor(es): MARTINS, MAXWEL LOPES
Primeiro Orientador: Mello, Fernanda Rosário de
Resumo: O presente trabalho concentra-se na área da Sociolinguística Educacional e teve como objetivo geral analisar dois livros didáticos de língua portuguesa destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Jacaraú-PB, sendo o primeiro submetido ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e outro adquirido na sua ausência. Teve como finalidade verificar se estes apresentam aspectos sociolinguísticos, alinhando-se aos pressupostos da Sociolinguística Educacional. No que se refere aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a abordagem qualitativo-interpretativista, com base no roteiro de análise proposto no livro "Nada na Língua é Por Acaso", de Bagno (2007) e, posteriormente, foram examinados os aspectos que ele chama de "erros" pedagógicos para o ensino variacionista (Bagno, 2013). Para embasar essa análise, foram utilizados como referencial teórico autores alinhados à perspectiva do mesmo movimento sociolinguístico, tais como Bagno (2007, 2013), Bortini-Ricardo (2004) e Faraco (2008), entre outros. Os resultados obtidos mostraram que o segundo livro didático analisado da editora Eureka apresentou mais erros, ou seja, ausências de elementos que seguem os preceitos da Sociolinguística Educacional, em relação ao primeiro, da editora Moderna, que foi submetido ao PNLD. Isso destaca a importância do programa na escolha dos livros didáticos utilizados na escola, assim, reforçando a necessidade de uma seleção criteriosa das obras didáticas, garantindo um ensino de língua portuguesa mais eficaz e condizente com as necessidades e características dos alunos da EJA.
Abstract: This study focuses on the area of Educational Sociolinguistics and aims to analyze two Portuguese language textbooks intended for Youth and Adult Education (EJA) in the municipality of Jacaraú-PB, Brazil. One textbook was submitted to the National Textbook Program (PNLD), while the other was acquired independently. The purpose is to determine whether these textbooks present sociolinguistic aspects and are aligned with the premises of Educational Sociolinguistics. Methodologically, a qualitative-interpretative approach was employed, based on a questionnaire proposed in Bagno's book "Nada na Língua é Por Acaso" (2007), followed by an examination of aspects identified as "errors" in "Sete Erros aos Quatro Ventos" (2013) by the same author. The analysis is supported by theoretical references from authors aligned with the same sociolinguistic perspective, such as Bagno (2007, 2013), Bortini-Ricardo (2004) and Faraco (2008), among others. The results obtained showed that the second textbook analyzed from the publisher Eureka presented more errors, that is, absences of elements that follow the precepts of Educational Sociolinguistics,, from the Moderna publisher, which underwent PNLD scrutiny. This underscores the program's significance in textbook selection, emphasizing the need for careful selection to ensure effective Portuguese language education tailored to the needs and characteristics of EJA students.
Palavras-chave: Sociolinguística educacional; Ensino da língua portuguesa; livro didático; EJA.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33219
Data do documento: 9-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maxwel Lopes Martins_versão final.pdf844,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.