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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33236
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de sistemas de informação: o papel da competência dos usuários para o uso do sistema eletrônico de informações (SEI) em uma organização pública de saúde
Autor(es): Paulino, Vanessa Carreiro
Primeiro Orientador: Mota, Flávio Perazzo Barbosa
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como a competência dos usuários influencia no uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em uma Organização Pública de Saúde. Para alcançar o objetivo, propõe-se a seguinte questão que norteadora: Qual a influência da competência dos usuários no uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) em uma Organização Pública de Saúde? Com esse propósito, foi necessário contextualizar a temática sobre o SEI, apresentar o conceito de competência, fazer uma apresentação sobre a análise dos sistemas de informação e construção do modelo para o estudo. Foram utilizados os modelos EDCRUS, TAM e Uso de sistemas de informação. O trabalho propõe um modelo que contempla a análise da competência do usuário para uso do SEI, com aplicação de um questionário composto por 60 itens com escalas de Likert de 05 pontos, através das seis variáveis dependentes: Operações gerais com documentos, Operações gerais com processos, Procedimentos iniciais no SEI, Recursos especiais e usuários externos, Facilidade percebida de uso, Utilidade percebida de uso e da variável independente: Uso. O questionário foi aplicado de forma online, por meio de formulário eletrônico, com profissionais de saúde de uma Organização Pública de Saúde nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, todas no estado da Paraíba, após aprovação do CEP/UFPB, através do Parecer de no. 6.682.009. Os dados obtidos junto ao total de 211 respondentes, dos quais 159 questionários foram considerados válidos, sugerem que o modelo proposto possui evidências de validade e confiabilidade, com base na validade de conteúdo, na validade convergente (variância extraída acima de 50% em todos os construtos) e na verificação de consistência interna (menor valor do alpha de Cronbach = 0,79). Somado ao teste de significância da estatística F e da análise do coeficiente de determinação ajustado, 67,1% da variável dependente sendo explicada a partir das seis variáveis dependentes. Este modelo é útil para prever e descrever, permitindo que pesquisadores e profissionais identifiquem as razões subjacentes ao não uso de um sistema pelos usuários e, assim, implementem as correções necessárias. Três das seis hipóteses propostas não foram rejeitadas (Recursos especiais e usuários externos, Facilidade percebida de uso e Utilidade percebida de uso) e a variável Utilidade percebida de uso foi a que atingiu maior valor de 𝛽, sugerindo que a utilidade percebida está significativamente mais relacionada ao uso do SEI. Os resultados apontam que as principais competências que influenciam no uso do SEI por profissionais de saúde estão relacionadas com a atitude, pois os usuários utilizam um sistema quando percebem que suas funções são úteis, ficando para segundo plano, a facilidade ou a dificuldade de utilização da ferramenta.
Abstract: This research aims to analyze how user competence influences the use of the Electronic Information System (SEI) in a Public Health Organization. To achieve this objective, the following guiding question is proposed: What is the influence of user competence on the use of the Electronic Information System (SEI) in a Public Health Organization? For this purpose, it was necessary to contextualize the theme of the SEI, present the concept of competence, make a presentation on the analysis of information systems and construction of the model for the study. The EDCRUS, TAM and Use of information systems models were used. The paper proposes a model that includes the analysis of user competence for using SEI, with the application of a questionnaire composed of 60 items with 5-point Likert scales, through the six dependent variables: General operations with documents, General operations with processes, Initial procedures in SEI, Special resources and external users, Perceived ease of use, Perceived usefulness of use and the independent variable: Use. The questionnaire was applied online, through an electronic form, with health professionals from a Public Health Organization in the cities of João Pessoa, Campina Grande and Cajazeiras, all in the state of Paraíba, after approval by CEP/UFPB, through Opinion no. 6,682,009. The data obtained from a total of 211 respondents, of which 159 questionnaires were considered valid, suggest that the proposed model has evidence of validity and reliability, based on content validity, convergent validity (variance extracted above 50% in all constructs) and internal consistency verification (lowest Cronbach's alpha value = 0.79). Added to the significance test of the F statistic and the analysis of the adjusted coefficient of determination, 67.1% of the dependent variable was explained from the six dependent variables. This model is useful for predicting and describing, allowing researchers and professionals to identify the underlying reasons for users not using a system and, thus, implement the necessary corrections. Three of the six proposed hypotheses were not rejected (Special features and external users, Perceived ease of use and Perceived usefulness of use) and the variable Perceived usefulness of use was the one that reached the highest value of 𝛽, suggesting that perceived usefulness is significantly more related to the use of SEI. The results indicate that the main skills that influence the use of SEI by health professionals are related to attitude, as users use a system when they perceive that its functions are useful, leaving the ease or difficulty of using the tool in the background.
Palavras-chave: Sistema eletrônico de informação
Avaliação de sistemas de informação
Competência
Uso
Electronic Information System
Information Systems Assessment
Competence
Use
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33236
Data do documento: 23-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

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