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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33275
Tipo: | Tese |
Título: | Avaliação de serviços de educação superior por discentes : análise e proposta de instrumentos |
Autor(es): | Serafim, Monalisa da Costa |
Primeiro Orientador: | Costa, Francisco José da |
Resumo: | Esta tese busca propor um modelo de avaliação discente para o Ensino Superior. Ela está configurada em uma perspectiva teórica da avaliação de serviços para buscar aprimorar o atual sistema de avaliação do ensino superior no Brasil. O argumento desta tese pressupõe que um instrumento de mensuração capaz de captar a satisfação do discente de forma válida e precisa aliado com sua institucionalização no Ensino Superior pode proporcionar uma melhoria contínua em sua qualidade, o que por sua vez reduziria o percentual de desistência dos discentes. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: analisar a avaliação no ensino superior sob a ótica da avaliação de serviços; propor um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de pós-graduação; propor um aprimoramento de um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de graduação. Para tanto, o capítulo 2 desta tese será constituído de um esboço da atual configuração do sistema de avaliação do ensino superior no Brasil, de uma discussão das teorias de avaliação de serviço e com uma reflexão sobre como o segundo pode ajudar aprimorar o primeiro. O capítulo 3 se constitui do aprimoramento de um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de graduação. O capítulo 4 apresenta um estudo empírico com a construção de um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de pós-graduação. Por fim, o quinto capítulo elucida como esses dois instrumentos podem ser utilizados de forma institucionalizada para aprimorar a qualidade do Ensino Superior. Esperase como contribuição da tese: importar o olhar do marketing para o sistema de avaliação do Ensino Superior mediante a avaliação de serviços; proporcionar dois instrumentos para que os gestores dessas instituições possam avaliar a qualidade de seus cursos pela perspectiva do discente; e, por fim, contribuir para a melhoria do ensino pela proposição de um sistema de aprimoramento com base nos instrumentos propostos. |
Abstract: | This thesis seeks to propose a student assessment model for Higher Education. It is configured in a theoretical perspective of service evaluation to improve the current higher education evaluation system in Brazil. The argument of this thesis is based on the understanding that a measurement instrument that can capture student satisfaction in a valid and accurate way, combined with its institutionalization in Higher Education, can provide a continuous improvement in its quality, which in turn would lead to a reduction in the percentage of student dropouts. To this end, the following objectives were defined: analyze evaluation in higher education from the perspective of service evaluation; propose a student evaluation instrument for the postgraduate service; propose an upgrade for a student evaluation instrument for the undergraduate service. To this end, chapter 2 of this thesis will consist of an outline of how the higher education evaluation system in Brazil is configured, a discussion of service evaluation theories and a reflection on how the second can help improve the first. Chapter 3 consists of an update of a student evaluation instrument for the undergraduate service. Chapter 4 presents an empirical study with the construction of a student evaluation instrument for the postgraduate service. Finally, the fifth chapter elucidates how these two instruments can be used in an institutionalized way to improve the quality of Higher Education. The expected contribution of this thesis is to import the marketing perspective into the Higher Education evaluation system through the evaluation of services; provide two instruments that managers of these institutions can use to evaluate the quality of their courses from the student's perspective; and, finally, contribute to improving teaching by proposing a system for improving it based on the proposed instruments. |
Palavras-chave: | Avaliação do serviço Avaliação discente Qualidade Ensino superior Mensuração Service evaluation Student assessment Quality Higher education Measurement |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33275 |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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