Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3328
Tipo: TCC
Título: Ensino de programação para alunos do ensino básico: um levantamento das pesquisas realizadas no Brasil
Autor(es): Silva, Jailson Cunha da
Primeiro Orientador: Souza, Flávia Veloso Costa
Resumo: Neste artigo foi apresentado o resultado de uma revisão bibliográfica sobre as estratégias utilizadas e conteúdos selecionados para o ensino de programação na educação básica no Brasil. Foram pesquisados os artigos publicados nos últimos cinco anos (2012-2016) em dois eventos e uma revista nacional da área, sendo eles o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmo e Programação (WAlgProg) e a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). A ferramenta mais utilizada foi a linguagem Scratch, tiveram alguns artigos que apresentaram os conceitos de computação integrados com conteúdo de disciplinas do currículo do ensino básico.
Abstract: In this article we present the results of a literature review on the strategies used and content selected for teaching programming in basic education in Brazil. The articles published in the last five years (2012-2016)of investigated in two events and a national journal of the area, being the Brazilian Symposium on Informatics in Education (SBIE), Teaching Workshop on Computational Thinking, Algorithm and Programming (WAlgProg) And the Brazilian Journal of Informatics in Education (RBIE). The most used tool was the Scratch language, had some articles that presented the concepts of computation integrated with content of disciplines of the basic education curriculum.
Palavras-chave: Programação - Ensino
Educação básica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3328
Data do documento: 2-Jun-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCS14062017.pdf610,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons