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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33290
Tipo: TCC
Título: E-commerce: aspectos que influenciam na intenção de compra
Autor(es): Batista, Samara Coura
Primeiro Orientador: Figueira, Rebeca Formiga
Resumo: O e-commerce tem transformado fundamentalmente a maneira como as pessoas conduzem negócios e como os consumidores efetuam suas compras, uma vez que abrange transações de produtos e serviços pela internet. No entanto, o sucesso nesse setor requer uma série de aspectos alinhados. Nesse contexto, a pesquisa dos determinantes que influenciam na intenção de compra on-line assume extrema relevância, pois capacita empresas e profissionais de marketing a aprimorar suas estratégias, otimizar suas plataformas digitais, adaptar suas abordagens de vendas e personalizar a experiência do cliente. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é analisar quais são os construtos que influenciam na decisão de compra on-line dos consumidores. Para atingir os objetivos deste estudo, foi adotada uma abordagem quantitativa que envolveu a aplicação de um questionário. Esse questionário foi elaborado com base em uma pesquisa bibliográfica e obteve 209 respostas válidas. Os principais resultados deste estudo apontam para os construtos mais significativos na decisão de compra no e-commerce, destacando a importância dos elementos como a loja virtual, conveniência e a confiança. O estudo contribui teoricamente ao introduzir novos insights na literatura e oferece reflexões relevantes para as organizações. Portanto, essa pesquisa tem o potencial de auxiliar as empresas na tomada de decisões estratégicas mais embasadas.
Abstract: E-commerce has fundamentally transformed the way people conduct business and how consumers make their purchases, as it encompasses transactions of products and services over the internet. However, success in this sector requires a series of aligned factors. In this context, researching the determinants that influence online purchase intention assumes extreme relevance, as it enables companies and marketing professionals to improve their strategies, optimize their digital platforms, adapt their sales approaches, and personalize the customer experience. With that said, the general objective of this study is to analyze the constructs that influence consumers' online purchase decisions. To achieve the objectives of this study, a quantitative approach involving the application of a questionnaire was adopted. This questionnaire was developed based on a literature review and obtained 209 valid responses. The main results of this study point to the most significant constructs in e-commerce purchase decisions, highlighting the importance of elements such as the virtual store, convenience, and trust. The study contributes theoretically by introducing new insights into the literature and offers relevant reflections for organizations. Therefore, this research has the potential to assist companies in making more informed strategic decisions.
Palavras-chave: Marketing digital
E-commerce
E-consumidor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33290
Data do documento: 24-Out-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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