Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33333
Tipo: | TCC |
Título: | Educação ambiental e formação docente: Um estudo no contexto do curso de pedagogia do Campus IV da UFPB |
Autor(es): | Estevão, Brenda Florentino |
Primeiro Orientador: | Queiroz , Joel Araújo |
Resumo: | O presente trabalho monográfico tem como temática a formação docente em Educação Ambiental, no contexto do Curso de Pedagogia do Campus IV, situado no litoral Norte da Paraíba e tem como objetivo analisar as vivências formativas possibilitadas pelo currículo do Curso de Pedagogia/CCAE/UFPB, afim de compreender como os processos formativos no âmbito do referido curso podem contribuir e/ou tem contribuído para a construção de consciências e identidades sustentáveis e críticas as causas dos problemas socioambientais. Esse trabalho possui a natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada através de um questionário destinado a 16 discentes do curso de pedagogia afim de conhecer suas vivências e experiências dentro de suas formações, através das respostas obtidas foi possível constatar como a presença da Educação Ambiental (EA) estiveram presentes em suas formações. Apresentamos os conceitos de sujeito ecológico (Carvalho, 2013), cidadania planetária (Gadotti, 2000), sustentabilidade (Siqueira, 2020), bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Ambiental (Brasil, 2012). Ademais, o trabalho apresenta uma grande relevância pois desperta o olhar crítico acerca de uma temática cuja relevância é indiscutível diante do cenário ambiental do mundo, mas também, possibilita a possibilidade de transformar as práticas educativas de modo a incluir a EA de maneira integral na formação de professores. |
Abstract: | The present monographic work has as its theme teacher training in Environmental Education, in the context of the Pedagogy Course at Campus IV, located on the North coast of Paraíba and aims to analyze the training experiences made possible by the curriculum of the Pedagogy Course/CCAE/ UFPB, in order to understand how the training processes within the scope of the aforementioned course can contribute and/or have contributed to the construction of sustainable consciousness and identities and criticize the causes of problems socio-environmental.This work has a qualitative nature, whose data collection was carried out through a questionnaire aimed at 16 students of the pedagogy course in order to understand their experiences within their training, through the answers obtained it was possible to verify how the presence of Environmental Education (EA) were present in their training. We presented the concepts of ecological subject (Carvalho, 2013), planetary citizenship (Gadotti, 2000), sustainability (Siqueira, 2020), as well as the National Curricular Guidelines for Environmental Education (Brazil, 2012). Furthermore, the work is highly relevant as it awakens a critical look at a topic whose relevance is indisputable given the world’s environmental scenario, but also enables the possibility of transforming educational practices in order to include EE in na integral way in training. Of teachers. |
Palavras-chave: | Educação ambiental sustentabilidade formação docente sujeito ecológico |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33333 |
Data do documento: | 22-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrendaFlorentinoEstevão_TCC.pdf | TCC | 746,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
BrendaFlorentinoEstevão_TERMO.pdf | TERMO | 394,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons