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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33345
Tipo: Dissertação
Título: Atividades lúdicas para idosos : guia para grupos de promoção à saúde
Autor(es): Lima, Raniêr Santos de
Primeiro Orientador: Ferreira, Olívia Galvão Lucena
Resumo: Introdução: Ao longo dos anos, observa-se o aumento da longevidade, e este fenômeno traz desafios na busca de melhor qualidade de vida. A ludicidade apresenta-se como uma proposta capaz de criar redes de afeto na senescência, por meio de atividades de educação, esporte, saúde, cultura e lazer, contribuindo para a promoção da saúde. Objetivos: Analisar nas produções científicas, no âmbito internacional, quais as contribuições das atividades e ações lúdicas aplicadas nos grupos de convivência e Instituições de Longa Permanência para idosos no contexto da saúde; Descrever como os profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família, no Município de João Pessoa, planejam e executam as atividades lúdicas de promoção à saúde, realizadas em grupos de convivência para idosos; Elaborar um guia de atividades com construções lúdicas, destinada aos profissionais de saúde no contexto da atenção básica, para a aplicabilidade de atividades, jogos e dinâmicas nos grupos de convivência e outros espaços voltados à pessoa idosa. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, estruturada nas seguintes etapas: revisão integrativa da literatura sobre as atividades e ações lúdicas realizadas no contexto dos grupos de convivência e instituições de longa permanência para idosos; estudo exploratório com a participação de 28 profissionais de saúde da atenção básica, do município de João Pessoa, que responderam um questionário semiestruturado sobre as facilidades e dificuldades em aplicar atividades lúdicas nas ações de promoção da saúde realizadas em grupos de convivência para idosos; e elaboração de um guia para os profissionais de saúde da atenção básica sobre aplicabilidade de atividades lúdicas nos grupos de convivência e outros espaços voltados à pessoa idosa. Resultados e Discussão: Os resultados alcançados na revisão integrativa incluíram a análise de 13 artigos, classificados em três categorias temáticas: 1) a ludicidade na senescência; 2) Jogos eletrônicos voltados para a pessoa idosa; e, 3) ações para desenvolver a cognição e memória. Na segunda etapa, os dados obtidos apontaram que há nove grupos de convivência na cidade de João Pessoa/PB, cujas atividades foram suspensas pela pandemia da COVID-19, mas antes, as atividades eram variadas, não existindo um padrão entre os grupos. A maioria dos profissionais de saúde eram agentes comunitários de saúde, e a amostra relatou benefícios e dificuldades na realização dos grupos de convivência para idosos; têm conhecimento sobre as atividades lúdicas, mas poucos grupos aplicam a ludicidade no grupo de convivência para idosos. Os resultados alcançados nas duas primeiras etapas auxiliaram na elaboração do “Guia de Atividades Lúdicas para Idosos”, contendo oito atividades de baixo custo, que podem auxiliar os profissionais de saúde no planejamento de atividades lúdicas para idosos. Considerações finais: Este estudo apontou a importância da ludicidade na senescência, os profissionais que atuam nos grupos de convivência reconhecem os benefícios das atividades lúdicas para idosos, no entanto estes grupos necessitam de apoio e recursos da gestão, espaços físicos adequados e maior comprometimento da equipe de saúde. O “Guia de Atividades Lúdicas para Idosos” pode auxiliar, de forma significativa, os profissionais de saúde no planejamento e implementação de ações lúdicas oferecidas aos idosos atendidos pelos grupos de convivência, contribuindo para promoção da saúde deles.
Abstract: Introduction: Over the years we observe an increase in longevity and this phenomenon brings challenges in the search for a better quality of life. Playfulness presents itself as a proposal capable of creating networks of affection in senescence through educational activities, sports, health, culture and leisure, contributing to the promotion of health. Objectives: To analyze in the scientific productions which playful activities and actions are applied in coexistence groups and long-stay institutions for the elderly in the context of health; To identify the facilities and difficulties encountered by health professionals from Family Health Units in the applicability of playfulness in health promotion activities carried out in coexistence groups for the elderly; To prepare a manual of playful activities for health professionals in the context of primary care for the applicability of playful actions in coexistence groups and other spaces aimed at the elderly. Method: This is a methodological research, structured in the following steps: integrative literature review on playful activities and actions performed in the context of coexistence groups and long-stay institutions for the elderly; exploratory study with the participation of 28 primary care health professionals who answered a semistructured questionnaire about the facilities and difficulties in applying playful activities in health promotion actions performed in coexistence groups for the elderly and; preparation of a manual for primary care health professionals on the applicability of playful activities in coexistence groups and other spaces aimed at the elderly. Results and Discussion: The results of the integrative review included the analysis of 13 articles, classified into three thematic categories: 1) playfulness in senescence; 2) electronic games for the elderly; and 3) actions to develop cognition and memory. In the second stage, the data obtained pointed out that there are 9 coexistence groups in the city of João Pessoa/PB, whose activities were suspended due to the COVID-19 pandemic, but before, the activities were varied and there was no pattern among the groups. Most of the health professionals were community health agents and the sample reported benefits and difficulties in the implementation of the coexistence groups for the elderly; they have knowledge about playful activities, but few groups apply playfulness in the coexistence group for the elderly. The results achieved in the first two stages helped in the development of a manual "Playful activities for the elderly", containing 8 low-cost activities that can help health professionals in planning playful activities for the elderly. Final considerations: This study pointed out the importance of playfulness in senescence; the professionals who work in socialization groups recognize the benefits of playful activities for the elderly; however, these groups need support and resources from the management, adequate physical spaces, and greater commitment from the healthcare team. The manual "Playful activities for the elderly" can significantly help health professionals in the planning and implementation of playful actions offered to the elderly assisted by the coexistence groups, contributing to the promotion of their health.
RESUMEN Introducción: A lo largo de los años se observa el aumento de la longevidad y este fenómeno conlleva desafíos en la búsqueda de una mejor calidad de vida. La ludicidad se presenta como una propuesta capaz de crear redes de afecto en la senectud mediante actividades de educación, deporte, salud, cultura y ocio, contribuyendo a la promoción de la salud. Objetivos: Analizar en las producciones científicas cuáles son las actividades y acciones lúdicas aplicadas en los grupos de convivencia e instituciones de larga estancia para idos en el contexto de la salud; Identificar las facilidades y dificultades encontradas por los profesionales de la salud de las Unidades de Salud de la Familia en la aplicabilidad de la ludicidad en las actividades de promoción de la salud realizadas en los grupos de convivencia para idos; Elaborar un manual de acciones lúdicas destinado a los profesionales de la salud en el contexto de la atención básica para la aplicabilidad de las acciones lúdicas en los grupos de convivencia y otros espacios dirigidos a la población de la personas mayores. Método: Se trata de una investigación metodológica, estructurada en las siguientes etapas: revisión bibliográfica integradora sobre las actividades y acciones lúdicas realizadas en el contexto de los grupos de convivencia e instituciones de larga estancia para personas mayores; estudio exploratorio con la participación de 28 profesionales de la salud de atención primaria que respondieron a un cuestionario semiestructurado sobre las facilidades y dificultades para aplicar las actividades lúdicas en las acciones de promoción de la salud realizadas en los grupos de convivencia para personas mayores y; elaboración de un manual para profesionales de la salud de atención primaria sobre la aplicabilidad de las actividades lúdicas en los grupos de convivencia y otros espacios enfocados a las personas mayores. Resultados y Discusión: Los resultados alcanzados en la revisión integradora incluyeron el análisis de 13 artículos, clasificados en tres categorías temáticas: 1) el juego en la senectud; 2) los juegos electrónicos dirigidos a las personas mayores; y 3) las acciones para desarrollar la cognición y la memoria. En la segunda etapa, los datos obtenidos señalaron que existen 9 grupos de convivencia en la ciudad de João Pessoa/PB, cuyas actividades fueron suspendidas por la pandemia de COVID-19, pero antes, las actividades eran variadas no existiendo un patrón entre los grupos. La mayoría de los profesionales de la salud eran agentes de salud comunitaria y la muestra informó de los beneficios y las dificultades en la aplicación de los grupos de convivencia para las personas mayores; tienen conocimientos sobre las actividades lúdicas, pero pocos grupos aplican la lucidez en el grupo de convivencia para las personas mayores. Los resultados obtenidos en las dos primeras etapas sirvieron para elaborar un manual "Actividades lúdicas para las personas mayores", que contiene 8 actividades de bajo coste que pueden ayudar a los profesionales de la salud a planificar actividades lúdicas para las personas mayores. Consideraciones finales: Este estudio señaló la importancia de lo lúdico en la senectud; los profesionales que trabajan en grupos de convivencia reconocen los beneficios de las actividades lúdicas para los ancianos; sin embargo, estos grupos requieren apoyo y recursos de gestión, espacios físicos adecuados y mayor compromiso del equipo de salud. El manual "Actividades lúdicas para personas mayores" puede ayudar significativamente a los profesionales de la salud en la planificación y ejecución de las acciones lúdicas ofrecidas a las personas mayores atendidas por los grupos de convivencia, contribuyendo a la promoción de su salud.
Palavras-chave: Idoso
Ludoterapia
Pessoal de saúde
Serviços de saúde para idosos
Promoção da saúde
Elderly
Playfulness
Health professional
Health services for the elderly
Envejecido
Ludicidad
Profesional de la salud
Servicios sanitarios para personas mayores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33345
Data do documento: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia

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