Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Maria Aparecida Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-01-04T13:16:30Z-
dc.date.available2014-03-26-
dc.date.available2018-01-04T13:16:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3335-
dc.description.abstractGiven the social landscape in which we live today, it requires a reflective study of the importance of the roles of social institutions "Family and School ", in relation to the education of children in early childhood education, especially about the need for partnership between the two for education. The present study aims to outline a research with a historical approach, to better understand how the changes occurred between these two institutions, on the characterization of the reality experienced in the education system of public schools. It is contemplated , this empirical research , some ideas of authors such as : Gokhale (1980 ) , Aries (2006 ) , Parolin (2003 ) , Paro (2007 ) , Reis (2007 ) , Piaget (2007 ) , Donkelo (1979 ) among others addressing the issue of the relationship between family and school, especially as regards the student and their learning, and their impact in society , to generate reflections on the given function to each , before school success . This analysis will reveal that the job of educating is not only an obligation of the school environment. The school lay a commitment to developing potential, while the family assigns the responsibility for education, because through family life, she discovers the world around. We emphasize that, to have a quality education prospects for a democratic education, in which children are the hub for new principles, valid for critical and reflective understanding of their role in society need to be developed. Therefore, the family and school partnerships must be based on organized this challenge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-01-04T13:16:30Z No. of bitstreams: 1 MARS26032014.pdf: 908664 bytes, checksum: 2fd094c68208e626884818e09bd4f4bb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-04T13:16:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARS26032014.pdf: 908664 bytes, checksum: 2fd094c68208e626884818e09bd4f4bb (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFamília - escolapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleFamília e escola: fronteiras e perspectivas na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Kátia Ramos-
dc.description.resumoDiante do panorama social em que convivemos atualmente, exige-se um estudo reflexivo sobre importância dos papéis das instituições sociais “Família e Escola”, no que se refere à educação das crianças da educação infantil, principalmente sobre a necessidade da parceria entre ambas para a Educação. O presente estudo tem como finalidade esboçar uma pesquisa com uma abordagem histórica, para melhor entender como ocorreram às mudanças entre essas duas instituições, diante da caracterização da realidade vivenciada no sistema educacional das escolas públicas. Contemplam-se, nesta pesquisa empírica, algumas ideias de autores como: Gokhale (1980), Ariès (2006), Parolin (2003), Paro (2007), Reis (2007), Piaget (2007), Donkelo (1979) entre outros que abordam o assunto da relação entre a família e escola, principalmente no que refere ao aluno e sua aprendizagem, até sua repercussão na vida em sociedade, para gerar reflexões sobre a função dada a cada uma, perante o sucesso escolar. Esta análise vem revelar que o trabalho de educar não é exclusivamente uma obrigação do ambiente escolar. A escola cabe o compromisso de desenvolver potencialidades, enquanto a família designa a responsabilidade pela educação, pois através do convívio familiar, ela descobre o mundo ao redor. Enfatizamos que, para ter uma educação de qualidade necessitam ser desenvolvidas perspectivas de uma educação democrática, na qual as crianças sejam o eixo para novos princípios, válido pelo conhecimento crítico e reflexivo do seu papel social. Para tanto, a família e escola devem fundar parcerias na organizada neste desafio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARS26032014.pdf887,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.