Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3335
Tipo: TCC
Título: Família e escola: fronteiras e perspectivas na educação infantil
Autor(es): Sousa, Maria Aparecida Rodrigues de
Primeiro Orientador: Silva, Kátia Ramos
Resumo: Diante do panorama social em que convivemos atualmente, exige-se um estudo reflexivo sobre importância dos papéis das instituições sociais “Família e Escola”, no que se refere à educação das crianças da educação infantil, principalmente sobre a necessidade da parceria entre ambas para a Educação. O presente estudo tem como finalidade esboçar uma pesquisa com uma abordagem histórica, para melhor entender como ocorreram às mudanças entre essas duas instituições, diante da caracterização da realidade vivenciada no sistema educacional das escolas públicas. Contemplam-se, nesta pesquisa empírica, algumas ideias de autores como: Gokhale (1980), Ariès (2006), Parolin (2003), Paro (2007), Reis (2007), Piaget (2007), Donkelo (1979) entre outros que abordam o assunto da relação entre a família e escola, principalmente no que refere ao aluno e sua aprendizagem, até sua repercussão na vida em sociedade, para gerar reflexões sobre a função dada a cada uma, perante o sucesso escolar. Esta análise vem revelar que o trabalho de educar não é exclusivamente uma obrigação do ambiente escolar. A escola cabe o compromisso de desenvolver potencialidades, enquanto a família designa a responsabilidade pela educação, pois através do convívio familiar, ela descobre o mundo ao redor. Enfatizamos que, para ter uma educação de qualidade necessitam ser desenvolvidas perspectivas de uma educação democrática, na qual as crianças sejam o eixo para novos princípios, válido pelo conhecimento crítico e reflexivo do seu papel social. Para tanto, a família e escola devem fundar parcerias na organizada neste desafio.
Abstract: Given the social landscape in which we live today, it requires a reflective study of the importance of the roles of social institutions "Family and School ", in relation to the education of children in early childhood education, especially about the need for partnership between the two for education. The present study aims to outline a research with a historical approach, to better understand how the changes occurred between these two institutions, on the characterization of the reality experienced in the education system of public schools. It is contemplated , this empirical research , some ideas of authors such as : Gokhale (1980 ) , Aries (2006 ) , Parolin (2003 ) , Paro (2007 ) , Reis (2007 ) , Piaget (2007 ) , Donkelo (1979 ) among others addressing the issue of the relationship between family and school, especially as regards the student and their learning, and their impact in society , to generate reflections on the given function to each , before school success . This analysis will reveal that the job of educating is not only an obligation of the school environment. The school lay a commitment to developing potential, while the family assigns the responsibility for education, because through family life, she discovers the world around. We emphasize that, to have a quality education prospects for a democratic education, in which children are the hub for new principles, valid for critical and reflective understanding of their role in society need to be developed. Therefore, the family and school partnerships must be based on organized this challenge.
Palavras-chave: Educação infantil
Família - escola
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3335
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARS26032014.pdf887,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.