Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3336
Tipo: TCC
Título: Diversidade cultural: um desafio para o educador na educação infantil
Autor(es): Tomaz, Maria de Fatima Bezerra
Primeiro Orientador: Costa, Nayara Tatianna Santos da
Resumo: A Educação Infantil é a etapa inicial do processo de escolarização, é nessa fase que se deve ensinar os primeiros passos aos alunos, passos que determinarão a aprendizagem e o interesse pela busca de conhecimentos. A forma de abordagem utilizada em sala de aula é fundamental nessa aprendizagem. Esta pesquisa partiu da necessidade em conhecer como se processava a dinâmica de abordagem da diversidade cultural nas práticas, bem como os conhecimentos docentes em relação a lei 11.645 sancionada em 10 de Março de 2008. Buscou, entre outras coisas, verificar como os professores entendiam a diversidade e como esse tema era inserido no cotidiano das práticas, desde o planejamento até sua materialização na sala de aula. Percebendo pois as priorizações e os enfoques dados pelos professores para a abordagem da temática.
Abstract: Preschool education is the initial step in the educational process, is at this stage that one should teach the students first steps, steps that determine learning and interest in the pursuit of knowledge. The form of approach used in the classroom is essential that learning. This research stemmed from the need to know how it was measured the dynamics of cultural diversity in the practical approach as well as the teachers knowledge regarding the law sanctioned 11,645 on 10 March 2008. Sought, among other things, verify how teachers understand diversity and how this theme was inserted in the daily practice, from planning through its materialization in the classroom. Seeing as the prioritization data and approaches for teachers to approach the subject.
Palavras-chave: Educação infantil
Diversidade cultural
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3336
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFBT24032014.pdf368,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.