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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33372
Tipo: Dissertação
Título: Memória traumática em amada, de Toni Morrison : interface comparativa entre texto e leitor
Autor(es): Lôbo, Rebecca Luiza de Figueiredo
Primeiro Orientador: Costa, Fabiana Ferreira
Primeiro Coorientador: Andrade, Fernando Cezar Bezerra de
Resumo: A presente dissertação objetiva entender como a literatura cria, integra e cura o trauma, da perspectiva de Shwab (2000), por meio da recriação estética da memória traumática afro-americana na minha interação com o romance Amada, de Toni Morrison. Para tanto, baseei-me nos conceitos da Teoria do Efeito Estético e na articulação proposta por Carmen Sevilla Santos (2009) com a Teoria Histórico-Cultural. Com isso, estabeleço um diálogo entre essa articulação e a perspectiva de Schwab de que a literatura funciona como uma forma de contato cultural, na qual a autora se embasa no conceito de objeto transicional de Winnicott (1975). O método da pesquisa possui cunho metacognitivo e metaprocedimental, tendo em vista que investigo meus próprios processos cognitivos durante a experiência de leitura e os procedimentos envolvidos nessa atividade, através de um mapeamento, por intermédio do qual reflito sobre os potenciais e as limitações da experiência estética com literatura afro-americana na elaboração de um trauma coletivo. Os resultados indicam que a estrutura do romance possui potencial para ajudar a romper um silêncio emocional sobre a memória traumática pois, ao apresentar as experiências traumáticas das personagens como vazios, convidam o leitor a usar sua imaginação para reconhecê-las e, por consequência, a se envolver cognitiva e emocionalmente com as vivências insinuadas pela narrativa.
Abstract: The present dissertation aims to understand how literature creates, integrates, and heals trauma from the perspective of Shwab (2000), through the aesthetic recreation of African American traumatic memory in my interaction with Toni Morrison's novel Beloved. To achieve this, I relied on the concepts of Aesthetic Effect Theory and the articulation proposed by Carmen Sevilla Santos (2009) with the Historical-Cultural Theory. In doing so, I establish a dialogue between this articulation and Schwab's perspective that literature functions as a form of cultural contact, in which the author relies on Winnicott's (1975) concept of transitional object. The research method has a metacognitive and metaprocedural nature, as I investigate my own cognitive processes during the reading experience and the procedures involved in this activity through mapping, through which I reflect on the potentials and limitations of the aesthetic experience with African American literature in the elaboration of collective trauma. The results indicate that the structure of the novel has the potential to help break emotional silence about traumatic memory because by presenting the characters' traumatic experiences as voids, it invites the reader to use their imagination to recognize them and, consequently, to engage cognitively and emotionally with the experiences hinted at by the narrative.
Palavras-chave: Morrison, Toni
Literatura - Afro-americana
Memória traumática
Teoria do efeito estético
Teoria histórico-cultural
Traumatic memory
Theory of aesthetic effect
Historical-cultural theory
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33372
Data do documento: 5-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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