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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33375| Tipo: | Tese |
| Título: | Então, para aonde vamos, Agamben ? Uma análise crítico-neoretórico-neopragmática sobre o discurso de Direitos Humanos no projeto Homo Sacer |
| Autor(es): | Luna, Moisés Saraiva de |
| Primeiro Orientador: | Fontes, Narbal de Marsillac |
| Resumo: | A presente tese teve por objetivo central de pesquisa conduzir uma análise sobre o discurso de Direitos Humanos em Giorgio Agamben, tendo como fonte primária a coletânea de nove obras e quatro volumes denominada Homo Sacer, estendendo-se para fora dela quando necessário. Perpassamos por um recorte epistemológico específico, usando os aportes da nova retórica de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, do neopragmatismo de Richard Rorty e da análise crítica do discurso, principalmente delineada por Norman Fairclough. Justificamos a pesquisa por considerar inegável a disseminação internacional de suas teorias, o alto nível das críticas apresentadas e a importância dos Direitos Humanos na contemporaneidade. O método empregado foi desenvolvido pelo cruzamento das três influências teóricas, incorporando apenas partes de cada teoria, na forma de um instrumental próprio de estudo, bem como deriva de uma pesquisa qualitativa, dedutiva, com abordagem histórica. A pergunta central a ser respondida foi: Considerando a pluralidade das culturas humanas, os processos históricos de dominação e exclusão, a construção argumentativa agambeniana encontrada no projeto HS, crítica ao discurso padrão sobre Direitos Humanos, pode, se apropriada por esses grupos, ser considerada uma redescrição melhor da realidade, com vistas a diminuir o sofrimento e a crueldade humanos? A hipótese foi elaborada assim: Apesar das inegáveis contribuições de seu pensamento para avanço da crítica ao liberalismo, ao Estado de Direito e aos Direitos Humanos, em suma, a forma social do Ocidente, não parece ser uma melhor redescrição da realidade, mesmo que seja muito convincente para aqueles/as que leem seus textos. Para atingir o objetivo central, sucedemos por expor os pressupostos teórico-filosóficos da tese e do marco teórico, como contexto para a compreensão do seu discurso sobre Direitos Humanos. Em seguida, elaboramos o discurso estrito sobre os Direitos Humanos, presente especialmente nos dois primeiros livros da coletânea e expandimos as conexões entre eles com as demais obras, através das interligações entre o discurso estrito e um discurso ampliado sobre Direitos Humanos. Delimitamos as confluências e divergências epistêmico-metodológicas da Nova Retórica, do Neopragmatismo e da Análise Crítica do Discurso para a elaboração do conjunto analítico e, por fim, avaliamos, pela análise crítico-neoretórico-neopragmática, a possibilidade de efetivação do discurso agambeniano sobre os Direitos Humanos, a partir das dificuldades e desafios a ele apresentados. Os nossos resultados são na confirmação parcial da hipótese, sugerindo que a sua proposta pode ser factível, desde que se resolvam os problemas conceituais, reduza seu grau de abstração e incorpore, pela prática e pela teoria, as contribuições da interseccionalidade e da decolonialidade, ambas fora do seu campo de estudos. |
| Abstract: | The main research objective of this thesis was to conduct an analysis of the Human Rights discourse in Giorgio Agamben, having as its primary source the collection of nine works and four volumes called Homo Sacer, extending outside of it when necessary. We go through a specific epistemological approach, using the contributions of the new rhetoric of Chaïm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca, the neopragmatism of Richard Rorty and critical discourse analysis, mainly outlined by Norman Fairclough. We justify the research by considering the international dissemination of its theories undeniable, the high level of criticism presented and the importance of Human Rights in contemporary times. The method used was developed by crossing the three theoretical influences, incorporating only parts of each theory, in the form of its own study instrument, as well as being derived from qualitative, deductive research, with a historical approach. The central question to be answered was: Considering the plurality of human cultures, the historical processes of domination and exclusion, the agambenian argumentative construction found in the HS project, critical of the standard discourse on Human Rights, can, if appropriated by these groups, be considered a better redescription of reality, with a view to reducing human suffering and cruelty? The hypothesis was elaborated as follows: Despite the undeniable contributions of his thought to the advancement of criticism of liberalism, the Rule of Law and Human Rights, in short, the social form of the West, it does not seem to be a better redescription of reality, even if it is very convincing for those who read his texts. To achieve the central objective, we proceeded by exposing the theoretical-philosophical assumptions of the thesis and the theoretical framework, as a context for understanding his speech on Human Rights. Next, we elaborate the strict discourse on Human Rights, present especially in the first two books of the collection and expand the connections between them and the other works, through the interconnections between the strict discourse and an expanded discourse on Human Rights. We delimit the epistemic-methodological confluences and divergences of New Rhetoric, Neopragmatism and Critical Discourse Analysis for the elaboration of the analytical set and, finally, we evaluate, through critical-neorhetorical-neopragmatic analysis, the possibility of implementing the agambenian speech on the Human Rights, based on the difficulties and challenges presented to it. Our results partially confirm the hypothesis, suggesting that its proposal may be feasible, as long as it resolves conceptual problems, reduces its degree of abstraction and incorporates, through practice and theory, the contributions of intersectionality and decoloniality, both outside your field of study. RIEPILOGO La presente tesi ha avuto come obiettivo centrale della ricerca quello di condurre un’analisi sul discorso dei Diritti Umani in Giorgio Agamben, utilizzando come fonte primaria la raccolta di nove opere e quattro volumi denominata Homo Sacer, estendendo al di fuori quando necessario. Abbiamo percorso una sezione epistemologica specifica, utilizzando i contributi della nuova retorica di Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, del neopragmatismo di Richard Rorty e dell’analisi critica del discorso, delineata principalmente da Norman Fairclough. Abbiamo giustificato la ricerca ritenendo innegabile la diffusione internazionale delle loro teorie, l’alto livello di critica presentato e l’importanza dei Diritti Umani nella contemporaneità. Il metodo impiegato è stato sviluppato incrociando le tre influenze teoriche, incorporando solo parti di ciascuna teoria, sotto forma di un proprio strumento di studio, oltre a derivare da una ricerca qualitativa, deduttiva e con un approccio storico. La domanda centrale da risolvere era: considerando la pluralità delle culture umane, i processi storici di dominazione ed esclusione, la costruzione argomentativa agambeniana presente nel progetto HS - critica nei confronti del discorso standard sui Diritti Umani - se fatta propria da questi gruppi, può essere considerata una migliore ridescrizione della realtà, al fine di ridurre la sofferenza e la crudeltà umana? L’ipotesi è stata così elaborata: nonostante gli innegabili contributi del suo pensiero all’avanzamento della critica del liberalismo, dello Stato di Diritto e dei Diritti Umani, insomma, la forma sociale dell’Ocidente non sembra essere la migliore ridescrizione della realtà, anche se è molto convincente per chi legge i suoi testi. Per raggiungere l’obiettivo centrale, siamo successi a esporre i presupposti teorico-filosofici della tesi e del quadro teorico come contesto per comprendere il discorso sui Diritti Umani. In seguito, abbiamo elaborato il discorso stretto sui Diritti Umani, presente soprattutto nei primi due libri della raccolta, e abbiamo espanso le connessioni tra questi e le altre opere, attraverso le interconnessioni tra il discorso stretto e un discorso allargato sui Diritti Umani. Abbiamo delimitato le confluenze e divergenze epistemico-metodologiche della Nuova Retorica, del Neopragmatismo e dell’Analisi Critica del Discorso per l’elaborazione dell’insieme analitico e, infine, abbiamo valutato attraverso l'analisi critico-retorico-neopragmatica, la possibilità di implementazione del discorso agambeniano sui Diritti Umani, sulla base delle difficoltà e delle sfide ad esso presentate. I nostri risultati sono una parziale conferma dell’ipotesi, suggerendo che la sua proposta può essere fattibile, a patto che si risolvano i problemi concettuali, si riduca il suo grado di astrazione e si incorporino, attraverso la pratica e la teoria, i contributi dell’intersezionalità e della decolonialità, entrambi al di fuori del suo campo di studio. |
| Palavras-chave: | Análise crítico-neoretórico-neopragmatista Giorgio Agamben Discurso sobre Direitos Humanos Homo Sacer Critical-neorhetorical-neopragmatist analysis Giorgio Agamben Speech on human rights analisi critico-neoretorica-neopragmatista discorso sui Diritti Umani |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Jurídicas |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33375 |
| Data do documento: | 31-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas |
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