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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33380
Tipo: TCC
Título: PREVALÊNCIA DE ESTRESSE E ANSIEDADE NOS ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): LEAL, SALATIEL ALBUQUERQUE
Primeiro Orientador: Soares, Ricardo de Sousa
Resumo: A ansiedade e o estresse são reações humanas complexas, podendo levar a transtornos, especialmente em estudantes de medicina devido à pressão acadêmica e fatores inerentes à formação médica. Esses problemas são associados a impactos negativos, incluindo prejuízos na saúde mental e no desempenho acadêmico, sendo necessária uma abordagem mais compreensiva e medidas de apoio para enfrentar esses desafios. OBJETIVOS: O estudo visa entender a relação entre estresse, ansiedade e estudantes de medicina, analisando sua prevalência e correlações vide construção de uma revisão sistemática. MÉTODOS: A pesquisa se constitui como uma revisão sistemática da literatura em que foram selecionados artigos publicados nos últimos cinco anos e que enfocassem a correlação direta de prevalência de estresse e ansiedade com estudantes de medicina. RESULTADOS: A amostra final consistiu de 40 estudos com prevalências médias de estresse de 57,33% e ansiedade de 46,82% em 89.010 estudantes de medicina, sendo influenciada por fatores variados, incluindo a pandemia de COVID-19. CONCLUSÕES: A literatura evidencia alta prevalência de estresse e ansiedade em estudantes de medicina, influenciada por fatores acadêmicos e sociais. Intervenções de apoio à saúde mental, detecção precoce e estratégias educacionais se tornam cruciais para enfrentar e entender esses desafios. Palavras-chave: Estresse, Ansiedade, Estudantes de medicina, Prevalência.
Abstract: Anxiety and stress are complex human reactions that can lead to disorders, especially among medical students due to academic pressure and factors inherent to medical education. These issues are associated with negative impacts, including mental health impairments and academic performance, necessitating a more comprehensive approach and support measures to address these challenges. OBJECTIVES: The study aims to understand the relationship between stress, anxiety and medical students, analyzing their prevalence and correlations, see the construction of a systematic review. METHODS: The research constitutes a systematic literature review in which articles published in the last five years were selected, focusing on the direct correlation of stress and anxiety prevalence with medical students. RESULTS: The final sample consisted of 40 studies with average stress prevalence of 57.33% and anxiety prevalence of 46.82% among 89,010 medical students, influenced by various factors, including the COVID-19 pandemic. CONCLUSIONS: The literature highlights a high prevalence of stress and anxiety among medical students, influenced by academic and social factors. Mental health support interventions, early detection, and educational strategies become crucial to address and understand these challenges.
Palavras-chave: Estresse
Ansiedade
Saúde mental - Estudantes de medicina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33380
Data do documento: 21-Ago-2023
Aparece nas coleções:TCC - Medicina

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