Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33381
Tipo: TCC
Título: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DOS MODELOS DE IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA APRENDIZAGEM DA ANATOMIA HUMANA
Autor(es): LIMA FILHO, SAORJEAN LUCENA ARAÚJO DE
Primeiro Orientador: Pereira, Ana Karine Farias da Trindade Coelho
Primeiro Coorientador: Medeiros, Amira Rose Costa
Resumo: A formação dos profissionais de saúde tem como alicerce a Anatomia Humana, disciplina comumente ministrada nos primeiros anos da graduação. Nas últimas décadas, surgiu a impressão tridimensional (3D), que corresponde a uma tecnologia emergente que tem sido utilizada para auxiliar o conhecimento anatômico. Ela permite a criação de modelos 3D que reproduzem estruturas humanas, baseadas em dados adquiridos por varredura de superfície ou exames de imagem de pacientes. Assim, este estudo teve por objetivos: avaliar a possibilidade de construir uma peça anatômica utilizando esse recurso inovador como ferramenta complementar às peças cadavéricas no processo de aprendizado da anatomia humana, validar a peça produzida junto aos professores de Anatomia Humana, e comparar seu efeito sobre a capacidade de discentes submetidos ao estudo adicional com peças 3D em reconhecer elementos anatômicos no cadáver. Neste estudo, foram usados dados de domínio público para construção de uma peça 3D da anatomia externa do coração com sua vasculatura e vasos da base, além de elementos do mediastino, como a árvore traqueobrônquica e o esôfago. Esse modelo foi submetido à análise docente no Departamento de Morfologia (DMORF), do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde foi realizado o estudo. Todos concordaram que o modelo 3D poderia auxiliar na compreensão espacial dos discentes sobre a anatomia representada e demonstraram interesse em utilizá-lo em suas aulas. Em seguida, essa peça foi utilizada em um ensaio clínico. Para tanto, 115 alunos convidados foram divididos em dois grupos e submetidos a uma mesma aula prática de Anatomia e ao mesmo teste de 10 questões semelhantes, envolvendo o reconhecimento de elementos alfinetados em peças cadavéricas: intervenção e controle. Com o primeiro grupo, foi empregado, além das peças cadavéricas, o modelo em 3D construído. Os resultados foram analisados estatisticamente utilizando o teste U de Mann-Whitney para amostras independentes. Houve um desempenho semelhante entre os grupos, de forma que não fosse percebida diferença estatisticamente significativa entre o grupo intervenção (mediana de acertos de 5) e o grupo controle (mediana de acerto de 5). Apesar disso, a avaliação positiva da peça 3D pelos docentes em anatomia sugere que há potencial em produzir peças com refinamento suficiente para uso no ensino da Anatomia na graduação. Outrossim, a comprovação da hipótese nula sugere que não existem malefícios na utilização dessa tecnologia no ensino. Destarte, seus potenciais benefícios devem ser avaliados em novas investigações, contemplando também outras regiões anatômicas com maior carga cognitiva.
Abstract: The training of health professionals is based on Human Anatomy, a discipline commonly taught in the first years of graduation. In recent decades, three-dimensional (3D) printing, which corresponds to an emerging technology that has been used to aid anatomical knowledge, has emerged. It allows the creation of 3D models that replicate human structures, based on data acquired by surface scanning or imaging of patients. Thus, this study had the following objectives: to evaluate the possibility of constructing an anatomical model utilizing this novel resource as a complementary tool in the human anatomy learning process, to submit the constructed model to validation by university professors of Human Anatomy, and to detec its effect on the ability of recognizing anatomical elements in the cadaver. In this study, public domain data were used to build a 3D piece representing the external anatomy of the heart with its vasculature and base vessels, in addition to mediastinal elements, such as the tracheobronchial tree and the esophagus. This model was submitted to faculty analysis at the Department of Morphology (DMORF), at the Health Sciences Center at the Federal University of Paraiba (UFPB), where the study was carried out. All agreed that the 3D model could help in the students' spatial understanding of the represented anatomy and showed interest in using it in their classes. This piece was then used in a clinical trial. To this end, 115 invited students were divided into two groups and submitted to the same practical Anatomy lesson and the same test with 10 similar questions, involving the recognition of pinned elements in cadaveric pieces: intervention and control. With the first group, in addition to cadaveric material, the constructed 3D model was used. Results were statistically analyzed using the Mann-Whitney U test for independent samples. There was a similar performance between the groups, so that no statistically significant difference was perceived between the intervention group (median of correct answers of 5) and the control group (median of correct answers of 5). Despite this, the positive evaluation of the 3D piece by anatomy professors suggests that there is potential to produce models with sufficient refinement for use in teaching Anatomy in undergraduate courses. Furthermore, the proof of the null hypothesis suggests that there are no harms in the use of this technology in teaching. Thus, its potential benefits should be evaluated in further investigations, also contemplating other anatomical regions with greater cognitive load.
Palavras-chave: Impressão tridimensional
Anatomia
Avaliação Educacional
Aprendizagem
Tecnologia Educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33381
Data do documento: 14-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAORJEAN LUCENA ARAÚJO DE LIMA FILHO - TCC.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons