Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3338
Tipo: TCC
Título: A política de formação de professores para educação infantil: breve análise
Autor(es): Souza, Maria Valdete Pimentel de
Primeiro Orientador: Costa, Kiara Tatianny Santos da
Resumo: A proposta deste TCC foi fazer uma breve análise da política de formação de professores para Educação Infantil. Nesta pesquisa de caráter bibliográfico e empírico, aborda-se os contextos históricos em que se formou a Educação Infantil e as diretrizes curriculares para formação de professores na atualidade. Também analisa-se nesta pesquisa a visão dos professores de uma creche municipal, localizada em Campina Grande-Paraíba, sobre a formação de professores para Educação Infantil. Para isso foram coletados dados através de questionários distribuídos a sete (7) professores que atuam na Educação Infantil. Alguns indicativos nos subsidiam a, provisoriamente, concluir que o profissional da Educação Infantil tem demarcado sua profissionalização, pautado na reflexão e na partilha de conhecimentos entre os inúmeros parceiros, posicionando-se como um profissional-chave na qualificação do atendimento às crianças de 0 a 5 anos.
Abstract: The proposal of this TCC was doing a brief review of the policy of teacher training for Early Childhood Education. In this study of bibliographical character and empirical, it approaches the historical contexts in which formed the Early Childhood Education and the curriculum guidelines for training of teachers in actuality. Also it analyzes in this study the vision of teachers of a municipal daycare, located in Campina Grande-Paraíba, on the training of teachers for Early Childhood Education. For this data were collected through questionnaires distributed to seven (7) teachers who work in Early Childhood Education. Some indicative we subsidise, provisionally, conclude that the professional of Early Childhood Education have renounced their professionalization, ruled in reflection and sharing of knowledge among the numerous partners, positioning itself as a key professional qualification in the attendance of the children from 0 to 5 years.
Palavras-chave: Professor - formação
Educação infantil
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3338
Data do documento: 24-Fev-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVPS24032014.pdf583,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.