Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3339
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância dos contos na aprendizagem da leitura na educação infantil
metadata.dc.creator: Andrade, Maria Damiana de
metadata.dc.contributor.advisor1: Menezes, Ana Célia Silva
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa, objetivamos tratar de questões relacionadas à importância dos contos no processo de ensino aprendizagem da leitura na escola e incentivando a formação do hábito da leitura já nas primeiras fases da vida da criança, e como está sendo desenvolvido o trabalho pedagógico com o gênero literário em sala de aula, tornando-os assim, sujeitos leitores no ambiente social em que vivem. Assim, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa de caráter exploratório. Utilizamos como aportes teóricos o conhecimento de alguns autores como: Carvalho. (1982), Ferreiro (1999), Martins (1994) e outros autores, em que discutimos algumas seções deste estudo e metodologias que nos possibilitaram a reflexão em relação ao despertar do interesse do educando para leitura em relação aos gêneros Literários. Sendo assim, através das histórias infantis (contos) foram realizados o estudo de pesquisa no intuito de conduzir para o processo de investigação em relação as análises de dados coletadas que deram contribuição para o conhecimentos e concepções acerca do mesmo em relação a problemática, em que a pesquisa desenvolveu um novo olhar pedagógico acerca do desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil com os contos. Assim, para formarmos futuros leitores é de fundamental relevância que a leitura faça parte da rotina diária e para que os educandos comecem a entender o sentido do mundo letrado.
Abstract: In this research, we aim to address issues related to the importance of stories in the teaching learning to read at school and encouraging the formation of the habit of reading in the early stages of a child's life, and is being developed as pedagogical work with the literary genre classroom, thereby making them subject readers in the social environment in which they live. Thus, we conducted a field survey, a qualitative exploratory approach. We use as theoretical framework the knowledge of some authors as: Carvalho. (1982), Smith (1999), Martins (1994) and other authors, we discuss some sections of this study and the methodologies that allow for reflection in relation to arouse the interest of the student to read in relation to Literary genres. Thus, through the children's stories (tales) were conducted the research study in order to lead to the process of investigation into the analysis of collected data that gave contribution to knowledge and conceptions of the same over the issue, in which research developed a new perspective on the development of educational children's learning in early childhood education with tales. Thus, the forging future readers is of paramount importance that the reading part of daily routine and that students begin to understand the meaning of the literate world.
Keywords: Contos
Leitura
Educação Infantil
Aprendizagem
Tales
Reading
Early Childhood Education
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3339
Issue Date: 7-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MDA30092013.pdf658,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.