Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33417
Tipo: TCC
Título: Diagnóstico e elaboração de um plano de marketing para uma empresa do segmento de colchões
Autor(es): Santos Júnior, Petrônio Martins dos
Primeiro Orientador: Medeiros, Fabiana Gama de
Resumo: O presente artigo tem como propósito elaborar um plano estratégico de marketing para a Colchões Prime, uma microempresa atuante no segmento de fabricação, comércio e reparo de colchões e camas. O plano de marketing tem como objetivo central o aumento no volume de vendas da empresa, estipulado em 7%. Para alcançar este fim, foi necessário traçar um diagnóstico da organização, analisando o ambiente interno e externo da empresa por meio de reuniões com o proprietário, pesquisa com clientes e potenciais consumidores, além do estudo do portfólio da empresa, de modo a entender o momento atual e traçar o planejamento futuro. Como conclusões, tem-se que a empresa possui uma avaliação positiva em relação aos aspectos que compõem a estrutura do serviço como um todo, entretanto, há a necessidade de corrigir alguns aspectos que integram as atividades da organização. Além disto, constatou-se que a Colchões Prime apresenta estágios diferentes de maturidade em relação aos bens vendidos e aos serviços prestados, o que demandou a definição de estratégias diferentes para cada área, entretanto, apesar desta separação por esfera, a proposta central entre as duas reside na ideia de que a organização deve se posicionar como uma empresa que oferta bens e serviços de qualidade, com um preço razoável em comparação a concorrência, atuando na interseção entre produtos de qualidade, com os de preço acessível, se distanciando da competição unicamente voltada para preço. A previsão é que o plano de marketing seja totalmente implementado até janeiro de 2025.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Marketing
Diagnóstico empresarial
Plano de marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33417
Data do documento: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMSJ27122024.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons