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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33438| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A Construção da Identidade do professor pedagogo do CCHSA/UFPB a partir das contribuições do Programa Residência Pedagógica |
| Autor(es): | Lima, Luciany Thays Araújo Gomes de Souza, Patrícia Costa de |
| Resumo: | A construção da identidade do professor pedagogo assume um importante papel como profissional da educação, que atua e provoca mudanças na estrutura da sociedade atual. Como parte das políticas públicas do Governo Federal para a formação de professores surge em 2018, no âmbito da CAPES e das IES, o Programa Residência Pedagógica que, inserido em nossa universidade, permitiu-nos participar, atuando de forma efetiva na escola, com observações participativas e intervenções, permitindo-nos um amplo momento de formação. Nessa discussão se destaca uma problematização que nos inquietou, enquanto participantes do Residência Pedagógica: “De que maneira o Programa Residência Pedagógica contribui para a formação da identidade profissional do pedagogo para os estudantes do curso de pedagogia do CCHSA?” O Programa foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Xavier Junior, localizada em Bananeiras /PB. Sob o respaldo dessa questão, o presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação da identidade profissional do estudante do curso de Pedagogia do CCHSA. A pesquisa, de cunho qualitativo, parte da utilização da observação, com os sujeitos que compuseram a primeira versão do Programa, um grupo de 23 (vinte e três) estudantes, através da aplicação de um questionário. Todavia, diante as circunstâncias atuais, quando toda a universidade se encontra desenvolvendo aulas não presenciais, conseguimos recolher apenas 10 (dez) questionários dos 23 (vinte e três) distribuídos. Através de seções específicas, trazemos nesse artigo uma breve análise sobre a compreensão de ser professor na atualidade através dos conceitos chave, profissão e profissionalidade, identidade docente, entre outros que respaldam questionamentos dos futuros professores, tratando de suas experiências enquanto residentes. Utilizamos diferentes referenciais de base para ancorar tais conceitos, dentre os quais, Nóvoa, Tardif, Pimenta, Freire, entre outros, que nos auxiliaram nas discussões e análises. Os resultados obtidos através das análises realizadas nos permitiram afirmar a importância da Residência Pedagógica para a formação de estudantes de licenciatura. Isto porque a imersão na realidade e cotidiano escolares, as observações participativas e as intervenções nos permitiram vivenciar a formação teórico-prática desenvolvidas durante o Curso de Licenciatura de Pedagogia. Considerando que a Residência apresenta uma prática real do campo de atuação, articulando a teoria com a prática escolar, ainda como pedagogos em formação, conforme resultados materializados nos questionários, fomos levados a refletir o ser professor na atualidade, desenvolvendo itinerários formativos na universidade, onde aprendemos sobre as práticas educativas e, nesse movimento, levar tais práticas para a escola, sempre buscando um melhor caminho para a realidade dos alunos. |
| Abstract: | The construction of the identity of the pedagogical teacher plays an important role as an education professional, which acts and causes changes in the structure of today's society. As part of the Federal Government's public policies for teacher training in 2018, within the scope of CAPES and IES, the Pedagogical Residency Program, which, inserted in our university, allowed us to participate, acting effectively in school, with observations participatory and interventions, allowing us a wide training period. In this discussion, we highlight a problematization that disturbed us, as participants in the Pedagogical Residency: “How does the Pedagogical Residency Program contribute to the formation of the pedagogue's professional identity for students in the CCHSA pedagogy course?” The Program was developed at the Xavier Junior Municipal Elementary School, located in Bananeiras / PB. Under the support of this issue, this study aims to analyze the contributions of Pedagogical Residency Program for the formation of professional identity of the student's course of Pedagogy of the CCHSA. The qualitative research, part of the use of observation, with the subjects who composed the first version of the Program, a group of 23 (twenty-three) students, through the application of a questionnaire. However, given the current circumstances, when the entire university is developing non-classroom class, we collect only ten (10) questionnaires of 23 (twenty three) distributed. Through specific sections, we bring in this article a brief analysis on the understanding of being a teacher today through the key concepts, profession and professionalism, teaching identity, among others that support questions from future teachers, dealing with their experiences as residents. We use different theoretical references to anchor such concepts, among them, Nóvoa, Tardif, Pimenta, Freire, and others, that helped us in discussions and analyzes. The results obtained through the analyzes carried out allowed us to affirm the importance of the Pedagogical Residence for the training of undergraduate students. This is because the immersion in school reality and daily life, participatory observations and interventions allowed us to experience the theoreticalpractical training developed during the Pedagogy Degree Course. Considering that the Residence presents a real practice in the field, articulating theory with school practice, still as educators in training, according to the results materialized in the questionnaires, we were led to reflect being a teacher today, developing training itineraries at the university, where we learn about educational practices and, in this movement, take these practices to school, always looking for a better way to the students' reality. |
| Palavras-chave: | Residência Pedagógica Identidade Docente Profissão e Profissionalidade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33438 |
| Data do documento: | 2-Jun-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
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