Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33439
Tipo: | TCC |
Título: | Peritos criminais em ação: drogas como uma abordagem sociocientífica para o ensino de química orgânica |
Autor(es): | Santos, Ludmilla Rocha dos |
Primeiro Orientador: | Weber, Karen Cacilda |
Resumo: | O ensino de química pouco contextualizado contribui para a falta de entusiasmo dos alunos pela disciplina, resultando em uma aprendizagem menos eficaz. Por isso, é essencial a utilização de metodologias ativas de aprendizagem como os Estudos de Casos (EC) em sala de aula, que é uma metodologia baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Este método consiste em trabalhar situações que apresentam problemáticas socio científicas relacionadas com o dia a dia dos estudantes e que possam ser resolvidos a partir dos conhecimentos científicos. Esse método de ensino contribui significativamente para a alfabetização científica, promovendo o desenvolvimento de habilidades como tomada de decisão, pensamento lógico, análise e resolução de problemas com questões políticas e sociais, colaborando para uma educação voltada a formação cidadã. Desse modo, o presente trabalho visa analisar a aplicação da metodologia de Estudo de Casos (EC) para o ensino de química orgânica com a temática de drogas. A aplicação foi desenvolvida em uma escola estadual no município de João Pessoa-PB. O estudo de caso foi aplicado em oito turmas do 3º ano, totalizando 125 alunos participantes da atividade. O primeiro momento da aplicação do EC se deu através de duas aulas expositivas de 45 minutos cada uma, sobre o conteúdo de aminas e amidas. Em seguida houve uma aula problematizadora sobre os malefícios das drogas para os usuários, familiares e sociedade, promovendo uma abordagem socio cientifica de combate às drogas. Ao final desta aula, os casos foram apresentados na forma de um texto com diálogos, explorando uma situação em que adolescentes consumiam drogas ilícitas, apresentando algumas características da substância e sintomas após o uso. Como problemática, os alunos deveriam se colocar no papel de peritos criminais e investigarem qual a substância, os grupos funcionais presentes na molécula, seu nome segundo a IUPAC, efeitos biológicos e por último, eles deveriam expressar formas de como poderiam ajudar esses jovens a deixarem o consumo de entorpecentes. Após uma semana, os alunos apresentaram as soluções pedidas no EC. Houve uma resposta significativa e positiva da utilização da metodologia ativa de EC nas aulas de química, pois os alunos desenvolveram habilidades como tomada de decisão, trabalho coletivo e o pensamento crítico. Além disso, houve uma grande participação e interação dos alunos acerca do uso de drogas na adolescência, gerando debates entre eles sobre buscar outras formas de se divertirem e não serem influenciados por amigos que fazem esse consumo. Por fim, a aplicação do EC permitiu relacionar os conteúdos de Química com o dia a dia dos alunos, tornando-os cidadãos capazes de refletir, investigar e buscar soluções para essa problemática inserida na sociedade. |
Abstract: | Poorly contextualized chemistry teaching contributes to students' lack of enthusiasm for the subject, resulting in less effective learning. Therefore, it is essential to use active learning methodologies such as Case Studies (CE) in the classroom, which is a methodology based on Problem-Based Learning (PBL). This method consists of working on situations that present socio-scientific problems related to the students' daily lives and that can be resolved using scientific knowledge. This teaching method contributes significantly to scientific literacy, promoting the development of skills such as decision-making, logical thinking, analysis and problem solving with political and social issues, contributing to an education focused on citizenship training. Therefore, the present work aims to analyze the application of the Case Study (CE) methodology for teaching organic chemistry with the theme of drugs. The application was developed in a state school in the city of João Pessoa-PB. The case study was applied to eight 3rd year classes, totaling 125 students participating in the activity. The first moment of applying the CE took place through two lectures of 45 minutes each, on the content of amines and amides. Then there was a problematizing class on the harm of drugs for users, families and society, promoting a socio-scientific approach to combating drugs. At the end of this class, the cases were presented in the form of a text with dialogues, exploring a situation in which teenagers consumed illicit drugs, presenting some characteristics of the substance and symptoms after use. As a problem, students should put themselves in the role of criminal experts and investigate what the substance is, the functional groups present in the molecule, its name according to IUPAC, biological effects and finally, they should express ways in which they could help these young people to leave the consumption of narcotics. After a week, the students presented the solutions requested in the EC. There was a significant and positive response to the use of the active CE methodology in chemistry classes, as students developed skills such as decision-making, collective work and critical thinking. Furthermore, there was great participation and interaction among students regarding drug use in adolescence, generating debates among them about looking for other ways to have fun and not being influenced by friends who use drugs. Finally, the application of the EC made it possible to relate Chemistry content to the students' daily lives, making them citizens capable of reflecting, investigating and seeking solutions to this problem embedded in society. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Química orgânica Estudos de casos Metodologias ativas Drogas Química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33439 |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LRS10022025 .pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.