Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33442| Tipo: | TCC |
| Título: | As Coleções Zoológicas no Ensino de Ciências e Biologia: Análise das pesquisas publicadas nos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia - Enebio (Período 2014 - 2021) |
| Autor(es): | Reis, Ana Beatriz Moura |
| Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
| Resumo: | As Coleções Zoológicas (CZ) abrigam espécimes preservados de animais e podem ser utilizadas para fins científicos e pedagógicos. Considerando os desafios referentes à ausência de materiais didáticos, infraestrutura e aulas práticas no Ensino de Zoologia, a utilização de coleções encontra-se como uma alternativa para enfrentar tais problemáticas. Todavia existem empecilhos para o acesso a este recurso didático, que evidenciam a necessidade urgente da realização de pesquisas acerca do seu uso pedagógico e suas potencialidades. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da utilização de Coleções Zoológicas no Ensino de Ciências e Biologia a partir das pesquisas publicadas nos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (Enebio) no período de 2014 a 2021. A pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e com base na análise de conteúdo do tipo categorial. Os resultados indicaram que as ações que utilizam o referido recurso se concentram no Sudeste brasileiro (52,50%). Quanto às áreas, níveis e modalidades de Educação, revelou-se um destaque para a Educação Não Formal, especialmente em Museus e Universidades com um público escolar predominantemente oriundo do Ensino Fundamental. As pesquisas educacionais analisadas apresentaram principalmente a abordagem das áreas temáticas de Biodiversidade (28,57%) e Biologia (22,45%). No que se refere às abordagens metodológicas, 90,91% dos resumos expandidos não especificaram a metodologia adotada. Além disso, identificou-se que o grupo dos animais Vertebrados foi o mais frequente em três das quatro edições do Enebio analisadas (47,46%) e que os Invertebrados Artrópodes consistiram no subgrupo com a frequência mais elevada (18,08%). No tocante ao tipo de uso das CZ, foi constatado o predomínio do uso demonstrativo (43,21%). Destacamos que esta classificação de acordo com o tipo de uso (Demonstração, Exposição e Manipulação) é de extrema importância para compreender como ocorre o Ensino de Ciências e Biologia mediante a utilização do referido recurso, uma vez que a distinção tradicional de tipos de coleções (científicas e didáticas) não é suficiente para elucidar a complexidade de seus usos. Assim, concebe-se que esses acervos desempenham um papel essencial no ensino, com um potencial educativo amplo ainda a ser explorado. No entanto, para que tal potencial seja integralmente desenvolvido é fundamental que haja investimentos em infraestrutura e formação de educadores que viabilizem a utilização das CZ na sua prática pedagógica. |
| Abstract: | Zoological Collections (ZC) house preserved animal specimens and can be used for scientific and educational purposes. Considering the challenges related to the lack of teaching materials, infrastructure, and practical lessons in Zoology teaching, the use of collections presents itself as an alternative to address these issues. However, there are obstacles to accessing this educational resource, highlighting the urgent need for research on its pedagogical use and potential. In this regard, the general objective of this work was to analyze the contributions of using Zoological Collections in Science and Biology Teaching based on research published in the proceedings of the Encontro Nacional de Ensino de Biologia (Enebio) from 2014 to 2021. The research consists of a bibliographic review with a qualitative approach and is based on categorical content analysis. The results indicated that the actions utilizing this resource are concentrated in southeastern Brazil (52,50%). Regarding areas, education levels, and modalities, there was a highlight on Non-Formal Education, especially in museums and universities, with a predominantly elementary school audience. The educational research analyzed primarily addressed the thematic areas of Biodiversity (28,57%) and Biology (22,45%). Concerning methodological approaches, 90.91% of the expanded abstracts did not specify the methodology adopted. Additionally, it was found that the vertebrate group was the most frequent in three of the four analyzed Enebio editions (47,46%), and arthropod invertebrates were the subgroup with the highest frequency (18,08%). As for the type of use of the ZC, the predominance of demonstrative use (43,21%) was observed. We highlight that this classification according to the type of use (Demonstration, Exhibition, and Handling) is extremely important for understanding how Science and Biology teaching occurs through the use of this resource, since the traditional distinction between collection types (scientific and educational) is not sufficient to elucidate the complexity of their uses. Thus, it is conceived that these collections play an essential role in teaching, with broad educational potential yet to be explored. However, for this potential to be fully developed, investments in infrastructure and teacher training are essential to enable the use of ZC in pedagogical practice. |
| Palavras-chave: | Coleções zoológicas Ensino de zoologia Pesquisas educacionais Encontro Nacional de Ensino de Biologia (Enebio) Biologia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33442 |
| Data do documento: | 4-Nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ABMR10022025.pdf | 23,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
