Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33448| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Da pedagogia do oprimido ao direito do oprimido: uma noção de direitos humanos na obra de Paulo Freire |
| Autor(es): | Góes Junior, José Humberto de |
| Primeiro Orientador: | Marsillac, Narbal de |
| Primeiro Coorientador: | Moreira, Eliana Monteiro |
| Resumo: | A aparente exclusividade do tema educação na obra de Paulo Freire é substituída, através de uma análise atenta do pensamento do autor, por uma preocupação evidente com a transformação da sociedade. Neste aspecto, se tomado sob certo ângulo, é possível afirmar que Paulo Freire tem como base de sua estrutura filosófica a construção de mecanismos para a superação das desigualdades sociais, o que se resume na promoção da dignidade humana com todas as condições que a esta se acoplam, de modo que se faça valer o efetivo significado do termo. Problematizar o espaço pedagógico seria, portanto, um mote para pensar a modificação de uma realidade prejudicial aos direitos humanos e à condição de humanidade, que se expressa na relação opressor/oprimido elaborada por Freire. Sendo impossível desvencilhar o debate acerca da dignidade e dos direitos humanos de uma concepção de democracia e de cidadania, no decorrer de seus escritos sobre a emancipação social, Freire teoriza e constrói, sob novos cânones democráticos, a formulação de uma cultura política de defesa dos direitos humanos. Neste sentido, para estabelecer-se como centro deste trabalho a relação de Paulo Freire com os direitos humanos, debate-se a ciência e a epistemologia em que estão fundadas as teorias tradicionais do direito, de modo que se possa conectar o fenômeno juridico ao fundamento ético de que foi isolado na Modernidade, bem como superar os modelos fixistas de pensamento no âmbito do direito, apontam-se condições capazes de caracterizar a opressão e os grupos sociais vulneráveis no Brasil, discute-se os formatos hegemônicos e contra-hegemónicos da democracia e da cidadania, para, superando os elementos liberais que marcam os seus modos instrumentalistas de expressão, atrelá-los aos direitos humanos, especialmente, a uma forma de pensá-los através de uma ética da justiça e da igualdade de direitos, uma ética da libertação. Para tanto, toma-se por base os escritos disposto em cinco das principais obras de Paulo Freire: Educação como Prática da Liberdade; Pedagogia do Oprimido; Cartas à Guiné-Bissau; Pedagogia da Esperança, e, Pedagogia da Autonomia. |
| Abstract: | The apparent distinctiveness of the education theme in Paulo Freire's work is replaced by a careful examination of the author's thinking, for an obvious concern with the transformation of society. According to this aspect, you can say that Paulo Freire has, as the basis of his philosophical structure, the mechanisms construction to surmount social inequalities, to which is summed up into promoting human dignity in all circumstances in which it is coupled, so that you assert the genuine meaning of the term. Putting in doubt the pedagogical environment would therefore be an epigraph to think of a detrimental reality modification for human rights and the humanity condition, which is expressed in an oppressor/oppressed relation set by Freire. It is impossible unravel the debate about the dignity and human rights of a democracy and citizenship conception, in the course of his writings on social emancipation, Freire theorizes and builds, on a new democratic canons, the formulation of a political culture of human rights defense. Therein, to establish the focus of this work as being the Paulo Freire's relationship with the human rights debate, it is contested the science and epistemology that the theories of traditional law are based on, so that we can connect the legal phenomenon to the ethical base that was set apart in Modernity and overcome the fixed models of thought within the law, conditions able to characterize the oppression and vulnerable social groups in Brazil are pointed out, it is discussed the hegemonic and counter-hegemonic formats of democracy and citizenship, bound for, overcoming the liberal elements that mark his instrumentalist modes of expression, to harness them toward human rights, including a way to think them through an ethic of justice and equal rights, an release ethic. To do so, the written provisions are only taken up on into five major Paulo Freire's works: Education and Practice of Freedom; Pedagogy of the Oppressed; Letters to Guinea-Bissau; Pedagogy of Hope, and Pedagogy of Autonomy. |
| Palavras-chave: | Nova epistemologia Direito libertador Democracia Cidadania Direitos humanos New epistemology Releasing right Democracy Citizenship Human rights |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Jurídicas |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33448 |
| Data do documento: | 8-Jul-2008 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JoséHumbertoDeGóesJunior_Dissert.pdf | 72,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
