Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33476| Tipo: | TCC |
| Título: | Percepção e iniciativas em prol do meio ambiente: abelhas nativas como temática para sensibilização ambiental |
| Autor(es): | Santos, Eduarda de Jesus |
| Primeiro Orientador: | Cruz, Denise Dias da |
| Primeiro Coorientador: | Albuquerque, Nayara Silva Lins de |
| Resumo: | As abelhas sem ferrão fazem parte de um importante grupo de insetos, caracterizado por sua diversidade e significativa relevância ecológica. Contudo, essas espécies ainda são pouco conhecidas e valorizadas, enfrentando um risco iminente de extinção. Nesse contexto, a Educação Ambiental se apresenta como uma estratégia não apenas informativa, mas também promotora de discussões que visam alterar percepções equivocadas. Dessa forma, a temática das abelhas sem ferrão se revela um modelo eficaz para fomentar o debate sobre questões climáticas, além de destacar a importância desse grupo essencial para o funcionamento do planeta. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar a percepção ambiental dos discentes e promover a sensibilização sobre a importância dos insetos, com ênfase especial nas abelhas, que estão ameaçadas de extinção devido às atividades humanas. A pesquisa foi realizada na ECITE José Guedes Cavalcante, localizada no município de Cabedelo, na região Metropolitana da capital do Estado da Paraíba, com foco na educação ambiental por meio do uso de meliponários como ferramenta de sensibilização. Quanto à metodologia, utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa, com uso da observação participante e questionários e diversas ações de sensibilização. Inicialmente, foi aplicado um questionário pré-teste. Os alunos participaram de um projeto na disciplina de prática experimental, que abordou a temática de forma integrada, mesclando metodologias ativas, aulas expositivas e debates, seguido pela aplicação do mesmo questionário como avaliação pós-teste. Os resultados diagnósticos indicaram um reconhecimento limitado da importância ecológica dos insetos, assim como uma escassa preocupação e engajamento ambiental. No entanto, as intervenções realizadas mostraram-se eficazes na mudança de percepção dos alunos, não apenas em relação à importância ecológica dos insetos e das abelhas, mas também em termos de uma maior preocupação e engajamento ambiental. |
| Abstract: | The stingless bees are part of an important group of insects characterized by their diversity and significant ecological relevance. However, these species are still poorly known and valued, facing an imminent risk of extinction. In this context, Environmental Education emerges as a strategy that is not only informative but also promotes discussions aimed at changing misconceptions. Thus, the theme of stingless bees proves to be an effective model for fostering debate on climate issues, as well as highlighting the importance of this essential group for the functioning of the planet. In light of this, the present work aimed to diagnose the environmental perception of students and promote awareness of the importance of insects, with a special emphasis on bees that are threatened with extinction due to human activities. The research was conducted at ECITE José Guedes Cavalcante, located in the municipality of Cabedelo, in the Metropolitan region of the capital of the State of Paraíba, focusing on environmental education through the use of stingless beehives as a sensitization tool. Regarding the methodology, a qualitative-quantitative approach was used, employing participant observation, questionnaires, and various sensitization actions. Initially, a pre-test questionnaire was administered. The students participated in a project within the experimental practice course, which addressed the topic in an integrated manner, blending active methodologies, lectures, and debates, followed by the application of the same questionnaire as a post-test evaluation. The diagnostic results indicated a limited recognition of the ecological importance of insects, as well as a lack of concern and environmental engagement. However, the interventions proved effective in changing the students' perceptions, not only regarding the ecological importance of insects and bees but also in fostering greater environmental concern and engagement |
| Palavras-chave: | Educação ambiental Abelhas nativas Percepção ambiental Biologia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33476 |
| Data do documento: | 31-Out-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EJS11022025 .pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
