Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33499
Tipo: TCC
Título: A abordagem das isomerias geométrica e óptica no ensino de química com enfoque na problemática da automedicação
Autor(es): Lima, Breno Alves de
Primeiro Orientador: Weber, karen Cacilda
Resumo: Diante da dificuldade de abstração dos conteúdos de química e da falta de material didático para melhor visualização e entendimento da química orgânica, o presente trabalho expõe resultados sobre as contribuições ao ensino de química possíveis com a aplicação de uma sequência didática (SD) abordando a problemática da automedicação, tendo em vista os graves problemas que essa prática comum adotada pode ocasionar. Para tanto, a SD foi aplicada em uma escola pública de João Pessoa, com a participação de 156 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. A pesquisa possui um caráter quantitativo e qualitativo, sendo utilizada a observação participante para avaliação da metodologia adotada. O conteúdo abordado foi isomeria geométrica e óptica, trabalhado por meio de uma SD formada por cinco etapas, contendo algumas atividades, tais como: utilização de um aplicativo de realidade aumentada, levantamento de conhecimentos prévios a partir de uma charge, discussão sobre a automedicação utilizando textos e vídeos, produção de vídeo sobre fármacos e utilização de um polarímetro caseiro e um jogo de tabuleiro. Com isso, foram coletados os dados da pesquisa por meio de um questionário elaborado no Google Forms possuindo 9 questões, sendo 2 dissertativas e 7 objetivas, que foi respondido por 149 estudantes. Os dados coletados mostram que a SD foi bem avaliada pelos alunos: 73,8% consideraram a prática adotada excelente, 63,8% classificou a sequência de atividades como muito eficaz, e 85,9% afirmaram que a SD ajudou na compreensão do conteúdo. Os alunos demonstraram grande aceitação destes recursos didáticos, indicando que gostariam de vivenciar novas experiências como está em sala de aula e apontando outros tipos de atividades que julgam interessantes. A análise dos resultados e as observações realizadas mostram que a aplicabilidade da SD no ensino de química em escolas públicas pode revitalizar a maneira como os alunos se sentem em relação à disciplina, o que pode facilitar a compreensão dos conteúdos e melhorar seu desempenho, oferecendo uma abordagem ativa e participativa. Além disso, a abordagem de temas sociais na escola permitindo uma formação crítica e reflexiva sobre as práticas adotadas na sociedade, preparando os alunos para os desafios futuros de forma responsável e consciente.
Abstract: Given the difficulty in abstracting chemistry content and the lack of teaching materials for better visualization and understanding of organic chemistry, a didactic sequence (DS) was developed and applied to contribute to the teaching and learning of chemistry in high school. In view of this, this study presents results on the possible contributions to chemistry teaching with the use of a DS addressing the problem of self-medication, considering the serious problems that this common practice can cause. To this end, the DS was applied in a public school in João Pessoa, with the participation of 156 third-year high school students, within the scope of the Pedagogical Residency Program. The research has a quantitative and qualitative character, using participant observation to evaluate the adopted methodology. The content covered was geometric and optical isomerism, worked through a five-stage SD, containing some activities, such as: use of an augmented reality application, collection of prior knowledge from a cartoon, discussion on self-medication using texts and videos, production of a video about drugs and use of a homemade polarimeter and a board game. With this, the research data were collected through a questionnaire produced in Google Forms with 9 questions, 2 essay questions and 7 objective questions, which was answered by 149 students. The data collected show that the SD was well evaluated by the students: 73.8% considered the practice adopted excellent, 63.8% classified the sequence of activities as very effective, and 85.9% stated that the SD helped in understanding the content. The students demonstrated great acceptance of this teaching resource, indicating that they would like to experience new experiences in the classroom and pointing out other types of activities that they found interesting. The analysis of the results and the observations made show that the applicability of DS in the teaching of chemistry in public schools can revitalize the way students feel about it, which can facilitate the understanding of the content and improve their performance, offering an active and participatory approach. In addition, the approach to social issues in schools ensures a critical and reflective formation on the practices adopted in society, preparing students for future challenges in a responsible and conscious way.
Palavras-chave: Sequência didática
Ensino de química
Química orgânica
Automedicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33499
Data do documento: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAL12022025 .pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.