Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3350
Tipo: TCC
Título: Educação e informática: tecnologias de informação, comunicação, cultura e rádio web universitária litoral norte.
Autor(es): Dantas, Eliéverton da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Paulo Roberto Palhano
Resumo: Nos dias de hoje é evidenciado que estamos na era da “Revolução Tecnológica”, fator que influencia bastante nas transformações sociais, culturais e educacionais. Em destaque a evolução das mídias possibilitou acesso à informação e gerou uma revolução no campo educacional. A centralidade do nosso tema tem como objeto as tecnologias de informação e comunicação no processo de comunicação e educação popular; como objetivo: estudar a interface da comunicação por essas tecnologias no meio universitário e junto à sociedade. Como meta 1: Será processado um levantamento sistemático de mídias utilizadas no Campus Litoral Norte da UFPB, tendo como objetivo a identificação e a caracterização das mídias universitárias presentes no Campus IV-Litoral Norte. Como meta 2: pretende-se resgatar a história e destacar a relevância do uso da mídia (rádio analógica) no processo educativo e movimento MEB (Movimento de Educação de Base) no Brasil principalmente na região Nordeste, movimento de cunho educativo criado pela Companhia Nacional dos Bispos do Brasil. Como meta 3: Objetiva-se destacar a importância para o CCAE da Rádio Web Universitária Litoral Norte como destaque entre as mídias utilizadas no centro, sendo detalhado a sua estrutura, objetivos, metodologias e ideologias, além de apresentar uma discussão prospectiva em torno das potencialidades da web rádio para uma comunidade universitária, e sua contribuição como mídia de destaque para formação do capital cultural para sociedade do Vale do Mamanguape. Como suporte teórico nos baseamos em Bourdieu(2008), Arnheim(2005), Gomez In Tosta Pretto(2010), Palhano Silva (2014), Rodrigues (2010), Santos (2010), Fávero (2006), Freire (2003), Palhano Silva (2013), Brandão (2002), Freire (1995), Balsebre (1994). Já no plano metodológico da pesquisa foi guiada com o apoio de DUARTE (2003). Os dados primários foram coletados através de questionários impressos e enviados via formulário online. Todas as Informações coletadas e sistematizadas são incorporadas no banco de dados coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Etnia e Economia Solidária GEPEEES, onde registramos e analisamos as mídias aqui pesquisadas.
Abstract: Nowadays, it is evident that we are in the era of the "Technological Revolution", a factor that greatly influences social, cultural and educational transformations. In particular, the evolution of the media allowed access to information, and generated a revolution in the educational field. The centrality of our the me is the information and communication technologies in the process of communication and popular education; As objective: to study the interface of communication by these technologies in the university environment and with society.
Palavras-chave: Informática na educação
Rádio universitária
Ciência da Computação
Educação radiofônica
Movimento de Educação de Base
Media
Radio Education
Basic Education Movement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3350
Data do documento: 7-Jun-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESD13062017.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons