Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33515
Tipo: TCC
Título: Um estudo da transposição didática no conceito de cilindro mediada pelo GeoGebra
Autor(es): Silva, Deverton Pereira da
Primeiro Orientador: Santos, Eduardo Gonçalves dos
Resumo: Este trabalho visa discutir o processo de transposição didática a partir da definição geral de cilindros, mediada pelo software GeoGebra. Nesse sentido, a metodologia partiu de um estudo com natureza bibliográfica quanto às definições de cilindros encontradas nos livros considerados e descritiva em relação às representações do GeoGebra. Assim, três livros foram consultados em dois momentos distintos. No Capítulo um - o primeiro momento - foi utilizado unicamente “Fundamentos de Matemática Elementar, 10: geometria espacial, posição e métrica”, de Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeo. Cujas as definições de cilindro embasaram a discussão dessa temática na pesquisa. Além disso, o estudo é do tipo qualitativo, o que favoreceu a discussão do segundo momento. No Capítulo três - o segundo momento - utilizamos a definição de cilindro em “Prisma matemática: geometria: matemática e suas tecnologias 1”, de José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Júnior e Paulo Roberto Câmara de Sousa. E também, a definição abordada em “Geometria Analítica: um tratamento vetorial", de Ivan de Camargo e Paulo Boulos. Entre os livros citados no segundo momento, cabe ressaltar que, enquanto o primeiro é utilizado no ensino médio, o segundo é utilizado no ensino superior e, quando examinados simultaneamente com o aporte do GeoGebra, é possível notar algumas especificidades no conhecimento contido no primeiro livro, que o torna apto a ser implementado no ensino básico, enquanto que o conhecimento oriundo do segundo livro, precisa sofrer algumas modificações para se adaptar ao mesmo nível de ensino. O conjunto dessas alterações realizadas é chamado de Criações Didáticas, que surgem da necessidade de adaptar estes conhecimentos, a fim de atender as demandas do ensino básico. Portanto, este estudo contribui tanto para a discussão sobre as modificações ocorridas na definição de cilindros, as criações didáticas oriundas dos processos de transposição, quanto para abrir um debate acerca do uso de tecnologias que possibilitem estabelecer uma relação entre os conteúdos matemáticos estudados.
Abstract: This paper aims to discuss the process of didactic transposition based on the general definition of cylinders, mediated by the GeoGebra software. In this sense, the methodology was based on a bibliographic study regarding the definitions of cylinders found in the books considered and descriptive in relation to the representations of GeoGebra. Thus, three books were consulted at two different times. In Chapter One - the first moment - only “Fundamentals of Elementary Mathematics, 10: Geometry Space, Position and Metrics”, by Osvaldo Dolce and José Nicolau Pompeo. was used, whose definitions of cylinders supported the discussion of this theme in the research. In addition, the study is of the qualitative type, which favored the discussion of the second moment. In Chapter three - the second moment - we use the definition of cylinder in “Mathematical prism: Geometry: mathematics and its technologies 1”, by José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Júnior and Paulo Roberto Câmara de Sousa. And also, the definition addressed in “Analytical Geometry: a vector treatment”, by Ivan de Camargo and Paulo Boulos. Among the books mentioned in the second moment, it is worth mentioning that, while the first is used in high school, the second is used in higher education and, when examined simultaneously with the contribution of GeoGebra, it is possible to notice some specificities in the knowledge contained in the first book, which makes it suitable for implementation in basic education, while the knowledge coming from the second book needs to undergo some modifications to adapt to the same level of education. The set of these changes made is called Didactic Creations, which arise from the need to adapt this knowledge in order to meet the demands of basic education. Therefore, this study contributes both to the discussion on the changes that occurred in the definition of cylinders, the didactic creations arising from the transposition processes, and to opening a debate about the use of technologies that make it possible to establish a relationship between the mathematical contents studied.
Palavras-chave: Cilindros
Transposição didática
GeoGebra
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33515
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DPS12022025 .pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.