Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33517
Tipo: TCC
Título: Turismo e educação patrimonial em bananeiras por meio da produção de uma cartilha pedagógica
Autor(es): Silva, Amanda Tavares da
Primeiro Orientador: Andrade, Vivian Galdino de
Resumo: Promover a discussão da prática de Educação Patrimonial em cidades com intensa atividade turística tem sido foco de inúmeras ações veementemente articuladas pelas instituições de proteção do patrimônio histórico, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artísticos Nacional – IPHAN. Apesar de constituir um grande desafio, essas instituições têm desenvolvido inúmeros materiais didáticos de apoio e promoção de uma consciência preservacionista, a partir de cartilhas que gestam, por meio de um trabalho pedagógico, um processo de alfabetização cultural. Neste artigo, objetivamos discutir a educação patrimonial de Bananeiras/PB por meio de uma cartilha voltada ao turismo pedagógico na cidade. Confeccionada sob os princípios metodológicos da educação patrimonial, esse material se direciona ao público de turistas, estando à serviço da Casa do Turista, situada no município. Nela, orientamos um roteiro de visitação de patrimônioshistóricos, pontos turísticos que compõem a cidade e rememoram sua história. Para tanto, fundamentamo-nos teoricamente em autores como Marcia Conceição Arévalo para discutir lugares de memória, Evelina Grunberg para refletir sobre educação patrimonial e Marília Gomes Ansarah para debater turismo pedagógico. Ao final deste trabalho, acreditamos ter contribuído com a produção de um material didático que colabore com uma nova experiência de fazer turismo em Bananeiras/PB, atrelada à concepção de conhecimento e preservação do patrimônio histórico da cidade.
Abstract: Promote discussion of the practice of Heritage Education in cities with intense activity tourism has been the focus of countless actions vehemently articulated by tourism institutions protection of historical heritage, such as the Institute of Historical and Artistic Heritage National – IPHAN. Despite being a major challenge, these institutions have developed numerous teaching materials to support and promote awareness preservationist, based on booklets that generate, through pedagogical work, a cultural literacy process. In this article, we aim to discuss heritage education of Bananeiras/PB through a booklet focused on educational tourism in the city. Prepared under the methodological principles of heritage education, this material is It targets tourists, being at the service of the Casa do Turista, located in the municipality. In it, we guide a visitation route to historical heritage, tourist attractions that make up the city and remember its history. To this end, we are theoretically based on in authors such as Marcia Conceição Arévalo to discuss places of memory, Evelina Grunberg to reflect on heritage education and Marília Gomes Ansarah to debate pedagogical tourism. At the end of this work, we believe we have contributed to the production of teaching material that collaborates with a new experience of tourism in Bananeiras/PB, linked to the conception of knowledge and preservation of heritage city ​​history.
Palavras-chave: Educação patrimonial;
turismo pedagógico;
Bananeiras/PB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33517
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA TAVARES DA SILVA 2022.pdf696,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.