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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Ana Paula de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-02-14T12:37:46Z-
dc.date.available2025-02-14T12:37:46Z-
dc.date.issued2021-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33528-
dc.description.abstractThe objective of this work is to investigate indicators of authorial behavior in pedagogical activities aimed at training beginning writers. The intention is to promote a study on the course of written authorship, in order to understand the written behavior of elementary school students, considering writing, writing review and text rewriting. The research has a qualitative, exploratory approach, having as a data collection instrument, action research, the activities of employees and the analysis of the production of narrative texts, carried out with the participation of 13 students from Elementary School I , in a Public School in the State of Paraíba. The main authors who served as references to the work were Fortunato, PCNs, Costa, Fonseca, Sucupira and Lacerda, among others who helped to analyze the data collected in the field research. The results indicated that the collective revision and reworking were very satisfactory in relation to the participation, involvement and reflections about the text that was being revised and redone, because, insofar as the teacher dialogued with the student/author of the written text, object of textual rereading and reworking, the author unfolded arguments and information that were not clarified in her textual production and the other students immersed in the authorial path to the necessary adjustments to the text, helped by giving their opinions, asking about what was not clear, contributing by presenting better ways of saying it in the author's text. Regarding the proofreading and rewriting activity in pairs, the data tested that, students still need to live numerous collective experiences to understand how to develop the proofreading and rewriting of a text, as only a collective activity is not enough for students self-regulate in the review and rewrite activity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-02-14T12:37:46Z No. of bitstreams: 1 ANA PAULA DE OLIVEIRA PEREIRA 2021 01.pdf: 911317 bytes, checksum: baae55700991850bcdbd032c9cf3b3fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-14T12:37:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA PAULA DE OLIVEIRA PEREIRA 2021 01.pdf: 911317 bytes, checksum: baae55700991850bcdbd032c9cf3b3fb (MD5) Previous issue date: 2021-07-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPercurso de autoria;pt_BR
dc.subjectprodução textual;pt_BR
dc.subjectensino fundamental.pt_BR
dc.titleO percurso de autoria: escrita e reescrita de textos para a formação de escritores iniciantespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Macedo, Geralda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5654856047912185pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é averiguar indicadores do comportamento autoral em atividades pedagógicas direcionadas a formação de escritores iniciantes. A intenção é promover um estudo sobre o percurso de autoria escrita, com intuito de compreender o comportamento escrito dos estudantes do Ensino Fundamental, considerando a escrita, a revisão da escrita e a reescrita de textos. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de caráter exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados, a pesquisa-ação, as atividades dos colaboradores e a análise das produções de textos do tipo narrativo, realizada com a participação de 13 alunos do Ensino Fundamental I, numa Escola Pública do Interior do Estado da Paraíba. Os principais autores que serviram de referências ao trabalho foram Fortunato, PCNs, Costa, Fonseca, Sucupira e Lacerda entre outros que auxiliaram a analisar os dados coletados na pesquisa de campo. Os resultados indicaram que, a revisão e refacção coletiva foram muito satisfatórias em relação às participações, envolvimentos e reflexões acerca do texto que estava sendo revisado e refeito, pois, na medida em que a professora dialogava com o estudante/autor do texto escrito, objeto de releitura e refacção textual, a autora desdobrava argumentos e informações que não ficaram esclarecidas em sua produção textual e os demais estudantes imersos no percurso autoral para as adequações necessárias ao texto, ajudavam opinando, perguntando acerca do que não ficou claro, contribuindo ao apresentar melhores formas de dizer no texto da autora. Já em relação à atividade de revisão e reescrita em duplas, os dados testaram que, os alunos ainda precisam vivenciar inúmeras experiências coletivas para compreenderem como deve desenvolver a revisão e reescritura de um texto, pois apenas uma atividade coletiva não é suficiente para que os estudantes se autorregulem na atividade de revisão e reescrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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