Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33565
Tipo: | TCC |
Título: | A música como ferramenta pedagógica para potencializar o ensino da matemática |
Autor(es): | Sousa, Karlyson Damally Guedes de |
Primeiro Orientador: | Sousa, Wállace Mangueira de |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso “A Música como Ferramenta Pedagógica para Potencializar o Ensino da Matemática” apresentado à Universidade Federal da Paraíba. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso da música como uma ferramenta pedagógica para potencializar o ensino da matemática. A pesquisa parte do princípio de que a interdisciplinaridade, ao unir música e matemática, pode enriquecer o processo de ensinoaprendizagem. Tendo como principais objetivos, relacionar conceitos matemáticos a elementos musicais e desenvolver atividades práticas que integrem música e matemática. Foi utilizada uma metodologia mista, envolvendo pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, aplicação em sala de aula e análise de dados. Por fim, este trabalho reforça que o ensino da matemática, quando integrado à música, pode criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e estimulante. A observação dos alunos durante as atividades, acompanhada pelos resultados do teste de percepção, indicou um impacto positivo nas suas percepções sobre a disciplina, sugerindo que essa abordagem pode contribuir para uma maior motivação e engajamento. Embora não tenha sido possível medir diretamente o aprendizado, os dados coletados apontam para uma mudança na forma como os alunos perceberam a matemática, o que abre novas possibilidades para metodologias que busquem integrar diferentes áreas do conhecimento. |
Abstract: | The Course Completion Work “Music as a Pedagogical Tool to Enhance the Teaching of Mathematics” presented to the Federal University of Paraíba. This work aims to investigate the use of music as a pedagogical tool to enhance the teaching of mathematics. The research is based on the principle that interdisciplinarity, by combining music and mathematics, can enrich the teaching-learning process. The main objectives are to relate mathematical concepts to musical elements and develop practical activities that integrate music and mathematics. A mixed methodology was used, involving bibliographic research, development of practical activities, classroom application and data analysis. Finally, this work reinforces that the teaching of mathematics, when integrated with music, can create a more dynamic and stimulating learning environment. Observation of students during activities, accompanied by the results of the perception test, indicated a positive impact on their perceptions of the subject, suggesting that this approach can contribute to greater motivation and engagement. Although it was not possible to directly measure learning, the data collected points to a change in the way students perceived mathematics, which opens up new possibilities for methodologies that seek to integrate different areas of knowledge. |
Palavras-chave: | Música e matemática A música ajuda no ensino matematico Música como ferramenta pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33565 |
Data do documento: | 29-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KDGS17022025_EaD.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.