Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33571
Tipo: TCC
Título: A compreensão da matofobia associada à dificuldade de aprendizagem em matemática
Autor(es): Camelo, Ana Nery Bezerra
Primeiro Orientador: Pereira, Miriam da Silva
Resumo: Este trabalho buscou identificar as dificuldades de aprendizagem em Matemática associada à matofobia nos alunos do Ensino Básico, investigando uma relação entre os transtornos de aprendizagem em Matemática e a matofobia e se existem estratégias que ajudem os alunos a superarem esse problema. A matofobia e as dificuldades de aprendizagem matemáticas foram investigadas a luz dos pressupostos teóricos quanto a sua definição, danos que causam ao desenvolvimento da aprendizagem em Matemática. O trabalho envolveu uma abordagem de pesquisa bibliográfica com a finalidade de aprofundar o conhecimento a respeito do tema. Concluímos esse estudo na intenção de que ele contribua para uma visão sobre as concepções aqui abordadas e que estas sirvam principalmente para o desenvolvimento e construção de uma aprendizagem matemática mais eficaz.
Abstract: This work sought to identify learning difficulties in Mathematics associated with mathophobia in Basic Education students, investigating a relationship between learning disorders in Mathematics and mathophobia and whether there are strategies that help students to overcome this problem. Mathophobia and mathematical learning difficulties were investigated in the light of theoretical assumptions regarding their definition, damage they cause to the development of learning in Mathematics. The work involved a bibliographical research approach with the purpose of deepening knowledge on the topic. We concluded this study with the intention that it contribute to an insight into the concepts addressed here and that these serve mainly for the development and construction of more effective mathematical learning.
Palavras-chave: Matofobia
Ensino-aprendizagem em matemática
Matemática no ensino básico
Dificuldades de aprendizagem em matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33571
Data do documento: 4-Jul-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANBC17022025_EaD.pdf502,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.